X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

O que é um Banco de Dados Convergente?

This is a syndicated post, view the original post here

O Oracle Database é um excelente exemplo de banco de dados convergente, uma vez que fornece suporte a Machine Learning, Blockchain, Graph, Spatial, JSON, REST, Events, Editions e Streaming de IoT como parte do banco de dados principal, sem custo adicional.

Por Maria Colgan*

Como gerente ou administrador de banco de dados, você deve ter tido uma ou mais destas conversas com suas equipes de aplicativo? Precisamos criar um novo aplicativo para que os clientes possam enviar e recuperar documentos, então vamos precisar de um banco de dados especializado para armazenar os documentos, certo?

Espera aí! Temos outro projeto na próxima semana que vai exigir um novo sistema de pagamento com proteção contra fraudes para atender aos requisitos de conformidade, o que significa que também vamos armazenar dados relacionais. Então precisamos um banco de dados Blockchain especializado e um banco de dados relacional, certo?

-Leia mais: As novas ferramentas do Autonomous Data Warehouse

Essas conversas podem deixá-los preocupados e frustrados, perguntando-se como vão alocar seus recursos com todos esses armazenamentos de dados especializados.

Mas, provavelmente a solução para os seus problemas não seja mais recursos, mas um banco de dados convergente.

Um banco de dados convergente é um banco de dados com suporte nativo a todos os tipos de dados modernos e os mais recentes paradigmas de desenvolvimento integrados num único produto.

Bancos de dados convergentes suportam dados espaciais para reconhecimento de localização, JSON para armazenamento de documentos, IoT para integração de dispositivos, tecnologias in-memory para análises em tempo real e, claro, os dados relacionais tradicionais. Ao fornecer suporte a todos esses tipos dados, o Banco de Dados Convergente pode executar todas as espécies de cargas de trabalho, de IoT a Blockchain até a Analytics e a Machine Learning. Ela também consegue operar com qualquer paradigma de desenvolvimento, incluindo Microservices, Events, REST, SaaS e CI/CD, para citar alguns.

-Saiba mais: Infográfico "Tudo o que você precisa saber sobre o Oracle Database"

Tradicionalmente, quando novas tecnologias de gerenciamento de dados surgem pela primeira vez, elas são implementadas como produtos distintos.  Por exemplo, quando o Blockchain surgiu, ele era um sistema autônomo distinto que exigia que você usasse uma forma totalmente diferente e particular de armazenar e acessar dados.

Ao integrar novos tipos de cargas de trabalho e paradigmas como funções dentro de um banco de dados convergente, é possível suportar cargas de trabalho mistas e tipos de dados de uma maneira muito mais simples. Você não precisa gerenciar e manter múltiplos sistemas ou se preocupar em ter que fornecer segurança unificada através deles.

Você também terá sinergia entre esses recursos. Por exemplo, com o suporte a algoritmos de Machine Learning e dados especiais no mesmo banco de dados, é mais fácil e rápido fazer análises preditivas nos dados espaciais e desenvolver aplicativos orientados por dados.

Uma boa analogia para o banco de dados convergente é o smartphone. No passado, se quisesse fazer telefonemas, você usaria o celular, e se quisesse tirar uma foto ou fazer um vídeo, você usaria a câmera. Se quisesse chegar até algum lugar, você precisaria de um mapa ou sistema de navegação. Se quisesse ouvir música, você precisaria de um iPod ou outro dispositivo semelhante.
 
Mas com um smartphone, todos esses produtos foram convertidos ou convergidos dentro de um só. Cada um desses produtos agora é uma funcionalidade do smartphone. Ter todas essas funcionalidades convergidas dentro de um único produto torna sua vida inerentemente mais fácil, já que você pode baixar música pelo plano de dados do telefone ou fazer upload de imagens ou vídeos diretamente para as plataformas de mídia sociais. A mesma facilidade de uso e comodidade que você obtém com um smartphone também pode ser oferecida num banco de dados convergente.

O Oracle Database é um excelente exemplo de banco de dados convergente, uma vez que fornece suporte a Machine Learning, Blockchain, Graph, Spatial, JSON, REST, Events, Editions e Streaming de IoT como parte do banco de dados principal, sem custo adicional. Com isso você pode suportar diversos projetos usando somente uma única plataforma, o que reduz significativamente a sobrecarga e a complexidade de gerenciamento, além de minimizar o risco.

*Maria Colgan é Gerente de Produtos na Oracle

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.