X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Fazendo a diferença remotamente: workshop de produção de máscara facial

This is a syndicated post, view the original post here

Os Voluntários da Oracle estão sempre buscando maneiras de retribuir à comunidade.

Por Equipe Editorial de Carreiras da Oracle*

Como Embaixador de Cultura e Comunidade, Roberto Puga se conecta com os funcionários para promover iniciativas de voluntariado. “Sou responsável por motivar cerca de 200 funcionários por meio de atividades como workshops e trabalho voluntário para colocar em prática os valores da Oracle, como inovação, respeito mútuo e trabalho em equipe", explica ele. Ao reforçar a cultura da Oracle no escritório, o esforço liderado por Roberto faz com que os funcionários se envolvam e transformem as comunidades onde vivem e trabalham.

Nos 7 anos em que trabalha na empresa, Roberto participou de cerca de 40 projetos de voluntariado em Guadalajara, México. Em 2020, Voluntários Oracle em todo o mundo, incluindo Roberto e seus companheiros de equipe, estão enfrentando o desafio de continuar seu trabalho prático durante o período de distanciamento social. No entanto, com boa liderança e uso de ferramentas de colaboração remota, o Embaixador e sua equipe puderam continuar fazendo a diferença

Uma operação virtual e prática
Quando a Oracle mudou todas as suas atividades de voluntariado de atividades presenciais para virtuais em meados de março, Roberto e sua equipe correram para criar um projeto virtual viável que pudesse causar impacto. “Pensamos em algo que girasse em torno da produção da máscara facial, então procuramos o Banco de Ropa, Calzado y Enseres Domésticos (BRED).” A BRED é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de pobreza no estado de Jalisco, México, através da doação de roupas, sapatos, móveis e itens domésticos essenciais.

“A BRED foi perfeita para este projeto porque eles tinham uma oficina têxtil totalmente funcional, além de experiência, pessoas e uma rede de distribuição para chegar até quem mais precisava de ajuda", explica Roberto. “Fizemos uma doação para eles produzirem 2.500 máscaras faciais, que eles distribuiriam nas áreas mais vulneráveis da Jalisco. Além disso, fizemos transmissões ao vivo da oficina da BRED para as casas dos funcionários da Oracle, onde eles e suas famílias acompanharam o trabalho da equipe da BRED para que pudessem fazer suas próprias máscaras faciais para sua proteção.”

-Leia mais: Unimed usa nuvem da Oracle e agiliza plataforma para compartilhar informações para combate à COVID-19

“A BRED usou materiais biodegradáveis para fazer as máscaras faciais, com três modelos diferentes – porque as pessoas gostam de variedade", diz Roberto. “98 pessoas acompanharam toda a sessão de 50 minutos, incluindo um segmento de perguntas e respostas no final. Os funcionários da Oracle e suas famílias puderam aprender a fazer por conta própria, usando materiais caseiros, um item que salva vidas e que agora está em falta.”

Confie na sua equipe
Como líder do projeto, Roberto confiou nos pontos fortes e habilidades da sua equipe para que ela fosse bem-sucedida. “Meus colegas de equipe são ótimos em apresentar ideias e, neste caso, torná-las virtuais, então só precisei seguir o caminho que eles apontaram", diz ele. “Pensamos numa maneira de tornar essa atividade atraente para os funcionários da Oracle, então transmiti a ideia para a Comunicação Interna para que eles pudessem anunciá-la dentro da empresa.” No dia do workshop, os Voluntários da Oracle fizeram um ótimo trabalho configurando a chamada e, o mais importante, fazendo com que tanto o pessoal da BRED quanto o nosso se sentissem à vontade com a atividade.

Lutando por uma boa causa
Para Roberto, é importante que as pessoas escolham suas batalhas quando tentam melhorar a sociedade. “Cada membro desta equipe se concentra num tópico favorito: minha paixão são as árvores e as plantas, então eu me concentro em iniciativas ecológicas – podemos enlouquecer se tentarmos consertar o mundo de uma só vez”, diz ele. “Os Voluntários da Oracle estão sempre abertos a ideias sobre como melhorar nossas comunidades em todo o mundo e como para ajudar as pessoas a transformar suas ideias em projetos que façam a diferença. Não basta ter boas intenções: é preciso dar o passo crucial de transformar ideias em mudanças reais. ”

Os Voluntários da Oracle estão sempre buscando maneiras de retribuir à comunidade. Junte-se à nossa equipe de Futuros Criadores.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.