X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

É importante dedicar seu tempo para tudo, diz Getsrael Castillero

Em entrevista, o Consulting Practice Manager da Oracle conta sobre a nova rotina com os filhos e relembra os principais momentos e desafios de sua carreira.

Comemorado na América Latina em diferentes datas entre os meses de junho e agosto, o Dia dos Pais, assim como outras datas especiais, ganhou contornos diferentes em meio a um momento em que famílias pelo mundo tiveram suas rotinas e formas de conexão e interação alteradas.

Desde 2016 na Oracle, Getsrael Arturo Castillero Bárcenas, Consulting Practice Manager e pai do Santiago, de 8 anos, e do Gael, de 4 anos, destaca a importância da o suporte e a flexibilidade oferecidos pela Oracle durante o período atual. “Afortunadamente he tenido jefes muy conscientes de la situación que estamos viviendo y la flexibilidad que nos ofrecen para poder dar cobertura a la vida laboral y personal es muy importante.”

-Leia mais: O mais importante nesse momento é manter uma visão otimista, diz Pablo Fernando

Confira abaixo a entrevista com Getsrael e saiba mais sobre sua relação com os filhos e os principais momentos e desafios de sua trajetória na Oracle.

1) Conte-nos um pouco sobre seus principais projetos atuais, e também os projetos realizados anteriormente na Oracle.

Getsrael: Atualmente sou responsável pela implantação do track de HCM no projeto do Grupo Bimbo em todo o mundo, atuo hoje como líder global e arquiteto; atualmente estou trabalhando com os EUA, Colômbia, Argentina, México e China. Anteriormente estava no comando da equipe de consultoria de HCM, gerenciando 15 pessoas, e coordenando os diferentes projetos que existem no México, como: Chedraui, Metalsa, Toks, etc.

2) Quais os principais desafios que você enfrentou em sua
carreira, e o que você mais gosta no seu trabalho?

Os desafios mais importantes que tive na minha carreira foram:

1) A entrada na Oracle com uma nova ferramenta (cloud), que eu não conhecia, com uma equipe enxuta, já que no México éramos apenas 4 pessoas para todos os projetos de HCM, com pouco conhecimento e experiência em novas tecnologias. Por isso, tive que estudar muito e me atualizar para entender o novo modelo de trabalho e as novas possibilidades com as ferramentas disponíveis.

2) O projeto Bimbo, quando entrei na Oracle esse foi o projeto ao qual fui designado desde o início, e ligado ao que mencionei anteriormente, o desconhecimento sobre a ferramenta, junto com o tamanho do projeto que eu estava enfrentando, era bastante difícil e fiquei com muito medo, mas acho que uma coisa que me ajudou é que sempre gostei de enfrentar novos desafios e medir minha capacidade de enfrentá-los, isso sempre me forçou a ir além dos meus limites.

Em meu trabalho, gosto de conviver com o cliente, explicar os processos, estar sempre me atualizando e estudando as melhores formas de fazer as coisas. A consultoria é muito exigente e estressante, mas dá muita satisfação ver que você atingiu seus limites; cada projeto ensina que você não chega nem na metade do que você realmente pode oferecer.

3) Como está essa nova rotina em casa com as crianças? O que mudou em sua vida diária?

Desde o início a rotina mudou totalmente, foi bastante complicado no início, já que minha esposa e eu trabalhamos, então as aulas começaram a ocorrer de forma remota, tínhamos que estar atentos para que elas se conectassem, que realizassem as atividades, e paralelamente não descuidar do trabalho cotidiano que já tínhamos. Agora nos acostumamos um pouco mais, meus filhos já aprenderam a se conectar às aulas, sabem os horários das aulas e como fazer suas atividades.

Acho que a maior mudança foi a adaptação a um modelo remoto de aulas dos meus filhos, pois no meu caso, pelas atividades que faço, algumas delas eu já fazia remotamente. O confinamento é um ponto importante, pois me parece que é algo que também acaba estressando a família, então tentamos gerar atividades para esquecer que já estamos a alguns meses sem podermos sair como fazíamos anteriormente.

4) Como a Oracle ajuda você a superar esse momento da melhor
maneira?

A flexibilidade é o que mais me ajudou, felizmente tenho chefes muito conscientes da situação que estamos vivenciando, e a flexibilidade que eles nos oferecem para podermos gerenciar bem o trabalho e a vida pessoal é muito importante, acho que é o apoio mais importante que eles podem nos oferecer.

5) Depois desses meses de quarentena, que conselho você daria a outros pais que estão na mesma situação? Quais são os principais pontos para ajudá-lo a passar seu tempo com as crianças e manter a família unida?

Em primeiro lugar, ter muito controle do tempo, é verdade que como estamos em quarentena a maioria de nós passa mais tempo trabalhando do que com nossa família, é importante mediar isso, dedicar seu tempo para tudo.

Para aqueles que são pais de crianças mais novas, devemos ter muito jeito com elas, e também entender que, para elas, também foi uma mudança drástica, mas que é mais fácil para eles se adaptarem. É de grande ajuda a simplicidade com que eles veem as coisas para liberar o estresse do confinamento e da mudança de vida.

É muito importante que seus filhos sejam mantidos ativos de alguma forma, e que também seja mantida uma certa rotina. No meu caso, eles ainda têm horas de estudo (mesmo de férias) e pelo menos 2 horas de exercício por dia, o que fazemos juntos, para evitarmos o aumento do sedentarismo, já  que eles não precisam sair, e as crianças têm muita energia que devem liberar.

6) Para finalizar, o que você mais gosta de fazer em seu tempo livre com seus filhos.

Gosto de me exercitar com eles e ver como eles gostam de fazer isso, acho que é algo importante, que mesmo para quem não fazia anteriormente, agora é fundamental, já que manter o corpo ativo também ativa a mente e a necessidade de saúde agora é primordial.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.