X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação e a inovação nos negócios e na sociedade.

  • March 19, 2019

De olho no futuro, empresas de utilities avançam para a nuvem

Guest Author

Migração para nuvem habilita uso de novas de tecnologias e pode trazer diversos benefícios para as companhias de energia, água e gás.

Por Redação Oracle

Cada vez mais empresas da área de utilities, que inclui segmentos tão importantes para a sociedade como energia, água, limpeza e gás, vêm apostando na adoção de novas tecnologias e soluções para superar os desafios do setor, ao mesmo tempo em que buscam uma operação mais simples e eficiente. 

Nesta jornada, a nuvem se apresenta como um fator essencial para as organizações, uma vez que que habilita um melhor planejamento, além de facilitar o acesso às chamadas tecnologias emergentes, que incluem Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), Blockchain, e Big Data, entre outras. 

Leia mais: Tecnologia vira aliada e ajuda postos de gasolina a fidelizarem clientes

Segundo uma pesquisa da Oracle e da Zpryme, 45% das companhias de utilities já usam a nuvem de alguma forma, enquanto 52% planejam fazer isso. Segundo o estudo, que entrevistou executivos e diretores de 100 empresas da área nos EUA, as principais razões para essa migração incluem reduzir custos com TI, melhorar a flexibilidade, poder focar em competências chave e manter-se atualizado com novas tecnologias. 

Mais conhecido inicialmente como a tecnologia por trás da criptomoeda Bitcoin, o Blockchain também vem chamando a atenção no setor de utilities pelo seu potencial de trazer mais transparência e segurança às transações e operações. No entanto, esses não são os únicos benefícios oferecidos pela plataforma de registros ao segmento, conforme o diretor administrativo de Energy Consumer Services na Accenture, Tony Masella. 

De acordo com o executivo, a tecnologia também pode facilitar as interações ‘machine-to-machine’ e baseadas em contratos inteligentes. “Por exemplo, aplicações inteligentes para casa – como um plugue inteligente ou um medidor inteligente – conectadas a uma plataforma de negociação de energia poderiam buscar continuamente pelas melhores ofertas e alternar automaticamente para um novo fornecedor de energia por meio de um contrato inteligente”, aponta. 

Em um relatório sobre o assunto, a Deloitte destaca a transformação recente do setor, que está deixando de ocupar apenas o lugar de recipiente de tecnologias, e fala sobre a importância de um envolvimento mais profundo neste sentido para obter os melhores resultados. 

“Estamos vendo um número cada vez maior de empresas de utilities assumir um papel ativo, por exemplo, ao incubar novas tecnologias e startups por meio de iniciativas de venture capital e participação em consórcios da indústria. Apenas ao estar profundamente envolvido em pesquisas, inovação, e testes, o setor de utilities pode descobrir o que poderá levar a novas receitas e o que poderá ser um beco sem saída.” 

A Oracle conta com uma ampla variedade de soluções para auxiliar as companhias de utilities em todos os seus desafios, incluindo ferramentas para análise avançada de dados, gerenciamento da força de trabalho, e experiência do cliente, entre outros desafios operacionais. Por meio dessas aplicações, as organizações do setor podem acelerar o processo de transformação digital e avançar de vez rumo ao futuro.  

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.