X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Crie torres de controle de logística com 6 inovações tecnológicas

This is a syndicated post, view the original post here

Confira seis tecnologias inovadoras que podem ajudar seu negócio a transformar o transporte da cadeia de suprimentos.

Por Evelyn Mei *

Gerenciar o transporte logístico para uma empresa global pode ser um trabalho estressante. Com redes de cadeia de suprimentos cobrindo vários continentes e mercadorias no valor de milhões de dólares fluindo entre zonas de fuso horário, gerentes de transporte estão trabalhando dia e noite para garantir que as remessas sejam manejadas de maneira segura, rápida e abaixo do orçamento.
Em geral, gerentes de transporte têm 6 necessidades:

• Planejamento
• Rastreamento
• Suporte
• Colaboração
• Relatórios
• Conformidade

E há outras responsabilidades relacionadas, como Fornecimento de Transporte e Pagamento de Frete, etc.

Abaixo temos um desenho simples para ilustrar esse framework. Os três círculos concêntricos representam o escopo de interação. Planejamento e Rastreamento são atividades centrais diárias no departamento de transporte da organização. Relatórios e Conformidade são conduzidos por participantes-chave da gerência interna. Suporte e Colaboração são principalmente atividades externas com clientes e parceiros comerciais.

Para tratar essas 6 necessidades, a Oracle alinhou soluções de tecnologia inovadoras para transformar o transporte de cadeia de suprimentos:

1.    Planejamento: baseado em necessidades diárias de envio, crie planos ideais que economizam dinheiro e atendem à meta de entrega de todas as mercadorias

Nossa solução: Machine Learning

O Oracle Transportation Management (OTM) Cloud fornece uma única plataforma para empresas gerenciarem toda a atividade de transporte em suas cadeias de suprimentos globais. O OTM Cloud permite aos usuários aplicar regras e lógica de negócios específicas em conjunto com poderosos algoritmos e mecanismos de otimização para melhorar pedidos e remessas com base no custo, no nível de serviço e na utilização de ativos.

Além disso, a Oracle continua a investir em tecnologias de ponta, como Machine Learning, para melhorar ainda mais o produto. Planejamos divulgar parte de nosso desenvolvimento recente em torno de utilizar machine learning a fim de melhorar o planejamento de transporte ainda este ano.

Leia mais: Inteligência Artificial não deve ser temida, mas acolhida, afirma Chris Colbert

2.   Rastreamento: mantenha visibilidade em tempo real de mercadorias e veículos e veja sua localização e status a qualquer momento

Nossa solução: Internet das Coisas (IoT)

O Oracle Internet of Things (IoT) Fleet Monitoring Cloud fornece visibilidade instantânea de remessas. As empresas podem embutir dispositivos de rastreamento em seus veículos ou instalar o aplicativo móvel do Oracle IoT Fleet Monitoring nos smartphones dos motoristas. O IoT Fleet Monitoring Cloud recebe atualizações de localização e de status contínuas, e notifica o gerente de transporte sobre qualquer problema durante a execução da remessa.

Fizemos uma demonstração na Oracle OpenWorld 2018. Nessa demonstração, o IoT Fleet Monitoring Cloud e o OTM Cloud permitiram ao gerente de transporte detectar e resolver um incidente a tempo. Clique aqui para a apresentação e a demonstração.

3.   Suporte: responda a perguntas de clientes e parceiros sobre informações em tempo real com atraso mínimo

Nossa solução: IA de Conversa

O Oracle Digital Assistant é uma nova interface de usuário conversacional que aproveita capacidades de Processamento de Linguagem Natural de última geração para elevar a experiência de cliente. Com Assistentes Digitais de Logística, gerentes de transporte podem aumentar significativamente a satisfação do cliente ao fornecer resposta instantânea a perguntas de suporte.

Durante a demonstração de nossa prova de conceito do “Assistente Digital de Logística” na Oracle OpenWorld 2019, mostramos como uma cliente final pôde obter acesso a informações do status de uma remessa em tempo real conversando com o “Assistente Digital de Logística” em seu celular. Clique aqui para ver o material da apresentação.

4.   Colaboração: mantenha o alinhamento com clientes e parceiros usando registros confiáveis e rastreáveis

Nossa solução: Blockchain

O aplicativo de blockchain Oracle Intelligent Track & Trace fornece visibilidade fim a fim de redes de cadeia de suprimentos multiempresariais. Usando tecnologia de blockchain, a solução oferece transparência e uma única fonte da verdade para participantes de redes de cadeia de suprimentos.  

Gerentes de transporte podem facilmente atualizar o status e compartilhar documentos com transportadoras, clientes e outros parceiros da rede por meio do aplicativo de blockchain. Eles também podem adicionar regras de negócio na forma de contratos inteligentes a ser executados e validados no tempo de execução. Ao registrar transações incontestáveis dos aplicativos corporativos do respectivo parceiro, a confiança é estabelecida ao longo da rede.

A solução reduz ineficiências operacionais quando se coordenam várias organizações e oferece maior segurança e confiança devido à natureza descentralizada de um blockchain. Clique aqui para ver sua característica e funcionalidades.

5.   Relatórios: visualize e analise o desempenho do transporte

Nossa solução: Business intelligence avançado

Análise e visualização de dados são vitais para a eficiência da tomada de decisões. A funcionalidade de inteligência de transporte do Oracle Transportation Management Cloud promove melhores decisões de cadeia de suprimentos ao fornecer melhor insight de operações internas e do desempenho do parceiro comercial.

Com seus painéis amigáveis ao usuário, gerentes de transporte podem monitorar indicadores-chave de desempenho, obter visibilidade de dados causais detalhados, compartilhar métricas com interessados e tomar decisões operacionais mais informadas. Clique aqui para saber mais.

6.   Conformidade: opere em segurança segundo regulamentos governamentais

Nossa solução: Oracle Global Trade Management

Quando se trata de remessas entre países, as empresas precisam garantir a conformidade de importação e exportação. A solução de conformidade global exclusiva da Oracle, o Oracle Global Trade Management (GTM), permite a empresas de todos os portes gerenciar centralmente suas operações de comércio globais. Ao separar dados comerciais e marcos em camadas sobre o fluxo de mercadorias, as empresas obtêm visibilidade e controle sem iguais de pedidos e remessas para garantir adesão a regulamentos de comércio globais. Mais informações estão disponíveis aqui.

Gerentes de transporte modernos precisam de uma torre de controle logístico inteligente. Ela precisa ser inteligente, transparente, colaborativa e confiável. Saiba mais sobre o Oracle Logistics Cloud em oracle.com/logistics.

* Evelyn Mei é gerente sênior de Estratégia de Produto

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.