X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação e a inovação nos negócios e na sociedade.

  • January 2, 2019

Conheça as tendências para a área de finanças em 2019

Guest Author

Plataformas na nuvem e tecnologias emergentes devem se consolidar para levar a gestão financeira rumo às Finanças 4.0. 

Redação Oracle

Cada vez mais digital, o setor financeiro vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, com o avanço das fintechs, do mobile e da nuvem. Esta última tecnologia, em particular, é que habilita as empresas a utilizarem outras novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e Blockchain, de forma a habilitar a automação e alcançar a era das Finanças 4.0.

Lee mas: Cómo el emprendimiento puede empoderar a las personas y cambiar el mundo

Com o uso de soluções de ERP e EPM Cloud, por exemplo, as companhias podem automatizar diferentes estágios da gestão financeira e liberar os profissionais de tarefas repetitivas, como a produção de relatórios. Não por acaso, o Gartner aponta que a migração da área de finanças em direção à nuvem está acontecendo em um ritmo muito mais rápido do que o esperado.

Em um artigo recente, o VP do grupo de marketing de produtos ERP e EPM da Oracle, Steve Cox, destaca como os chamados bots inteligentes poderão mudar o funcionamento dos departamentos financeiros das organizações. Com a adoção de bots, os especialistas do setor podem ter uma atuação mais estratégica e maior agilidade nas tomadas de decisões.

“Os bots poderão fornecer uma resposta imediata e bem-informada para uma pergunta como ‘Quanto gastamos com viagens e despesas neste ano?’. Então um gerente pode instantaneamente determinar se há espaço no orçamento para enviar os funcionários para uma conferência em outro país”, explica o executivo.

Além da IA, usada nos bots, outra tecnologia emergente que deverá continuar com destaque na área de finanças neste ano é o Blockchain. Com um imenso potencial de diminuir custos e fornecer maior confiança e segurança às transações, a plataforma de registros descentralizados deve se consolidar ainda mais nos próximos 12 meses em diversos segmentos do setor, incluindo os bancos.

Bancos 

Falando nisso, um levantamento da Deloitte sobre as tendências no setor bancário mostra que os gastos com o chamado “digital banking” vêm crescendo rapidamente desde 2015 e continuarão neste ritmo pelos próximos anos. Conforme o estudo, que cita dados da Ovum, os investimentos dos bancos na área deverão alcançar 13% em 2019 – contra 12,3% em 2018.

No mesmo relatório, a consultoria aponta que é esperado que os bancos sejam mais ativos no espaço das fintechs, tanto por meio do lançamento de bancos digitais separados quanto por meio de parcerias no setor.

Com plataformas como a Oracle ERP Cloud, a Oracle EPM Cloud e a Oracle Blockchain, a Oracle permite que empresas aproveitem os benefícios dessas novas tecnologias para eliminar a burocracia, ampliar a colaboração e aumentar a eficiência operacional da área financeira.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.