X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação e a inovação nos negócios e na sociedade.

Como robôs e assistentes de voz mudam o cenário corporativo

Guest Author

Por meio de tecnologias como IA e RPA, chatbots avançam para alcançar uma forma de interação mais inteligente e sofisticada com os usuários.

Por Cristina De Luca e Silvia Bassi*

Bem-vindo a um novo mundo onde a voz pode ser usada para conduzir ações empresariais complexas, incluindo transações financeiras de ERP. Fazendo uso de inteligência artificial (IA) e automação robótica de processos (RPA), os chatbots, muito usados no atendimento ao cliente, ampliaram também suas funcionalidades de back-end, de modo a oferecer uma experiência mais personalizada no local de trabalho.  Nesse novo contexto, passaram a ser chamados de ChatOps.

Quando o GitHub cunhou o termo ChatOps há vários anos, originalmente se referia a usar ferramentas de bate-papo para acelerar o ciclo de vida do desenvolvimento. No entanto, como o ChatOps provou ser bem-sucedido em seu uso original, as organizações de TI começaram a utilizá-lo para uma ampla gama de fluxos de trabalho.

-Leia mais: Como o Oracle Autonomous Database mudará a função do DBA — para melhor

Ações empresariais complexas poderão cada vez mais ser executadas por meio da integração dos sistemas de gestão com assistentes digitais como Siri, da Apple,  Google Assistente e Alexa, da Amazon, através do ChatOps.  

Estudo do Gartner prevê que, até 2021, 25% dos profissionais usarão diariamente assistentes virtuais empresariais (VEA - Virtual Employee Assistant, em inglês) em suas operações internas. Da mesma forma que resolvem problemas B2C externos, esses assistentes resolverão uma vasta gama de problemas B2B internos, permitindo que os sistemas de gestão ofereçam resposta imediata, natural e intuitiva aos problemas e questões mais comuns feitas por seus usuários.

A Oracle está entre os fornecedores de sistemas de gestão que já trabalham com as interfaces conversacionais por voz. Juntos, o Oracle Digital Assistant e o Oracle Intelligent Bots permitem a criação de interfaces de conversação mais naturais, que podem ser integradas em vários sites, aplicativos móveis, aplicativos de mensagens e assistentes de voz. As ferramentas combinam detecção intencional com machine learning (aprendizado de máquina) sofisticado para manter o contexto da conversa.

O Oracle Digital Assistant é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos para interfaces conversacionais naturais, como o Facebook Messenger e o Amazon Alexa. A solução facilita a criação de assistentes digitais sofisticados ou chatbots simples que podem conectar vários sistemas de back-end, como Oracle ERP, HCM, CX e  Autonomous Database, ou qualquer aplicativo de terceiros - simultaneamente, de maneira segura e escalável.

Na prática, a interface de voz coloca dados vitais nas mãos dos usuários, em tempo real, a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta perguntar. Ninguém precisa depender da TI ou saber criar uma consulta. No futuro próximo, essa interação conversacional evoluirá para o que os técnicos estão chamando de Inteligência Conversacional.

Enquanto as interações conversacionais de hoje são conversas iniciadas pelo usuário ou notificações sobre ações pré-programadas, a Inteligência Conversacional se caracterizará pela capacidade de a interface “conhecer” um usuário, aprender e compreender seus momentos, ações, comportamentos e preferências, e recomendar, prever ou agir em nome do usuário - essencialmente funcionando como seu próprio assistente digital.

Oracle Cloud Now
Durante dois meses, as jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi percorreram o Brasil para conversar com clientes da Oracle sobre o papel transformacional da tecnologia. Os encontros também resultaram na série de podcasts Oracle Cloud Now, que traz entrevistas sobre temas como transformação digital, Cloud 2.0, ERP na nuvem e banco de dados autônomo, conduzidas pelas jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi, da The Shift.

Confira abaixo o link para o primeiro episódio do programa, que trata de transformação digital.

Episódio 1 Podcast: Transformação digital

*as jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi são responsáveis pela newsletter The Shift

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.