X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Como motivar e envolver a força de trabalho em tempos de incerteza

This is a syndicated post, view the original post here

A tecnologia é uma forte aliada para manter os trabalhadores engajados, desde aplicativos que possibilitam a troca de mensagens até aqueles que monitoram o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Por Meredith Rowan *

Em tempos de incerteza, agora mais do que nunca é fundamental ter uma força de trabalho engajada — tanto para os funcionários e o bem-estar deles quanto para o bem-estar da organização. Os trabalhadores muitas vezes buscam um sentido de propósito que os faça "esquecer" da ansiedade imposta pela vida e que forneça algo positivo para onde possam direcionar sua energia.

Esse significado pode vir de muitas formas, como a missão da organização e o bem que ela faz para o mundo, ou através da missão do indivíduo e do papel que ele representa — talvez em garantir que a organização possa sair dessa crise com a maior rapidez e força possíveis. Pode vir também através do sentido de conexão que os trabalhadores têm com seus colegas de equipe e do sentimento de camaradagem que pode surgir em tempos como estes, quando percebemos que estamos todos 'juntos nisso'.

Leia mais: Coloque as pessoas em primeiro lugar com o Oracle Analytics for Cloud HCM

Criando conexões mais fortes

Criar e fortalecer conexões humanas é parte fundamental do que estamos chamando de experiência Work Made Human (Humanizando o trabalho), e há muitas maneiras de fazer isso acontecer.

Para começar, os trabalhadores podem não estar mais trabalhando juntos fisicamente, mas isso não significa que não possam continuar se comunicando regularmente para receber o feedback e os elogios que recebem normalmente durante as interações casuais no local de trabalho.

O voluntariado é outra atividade crítica que pode ajudar a conectar uma pessoa ao seu local de trabalho e aos colegas. Nem toda atividade voluntária precisa ser feita fora do local de trabalho. Há muitas oportunidades para os trabalhadores fazerem vários serviços online, como aconselhamento — algo especialmente crítico nestes tempos estressantes. As organizações que encontrarem essas oportunidades e permitirem a participação dos trabalhadores vão fortalecer as conexões e também ajudar os trabalhadores a satisfazerem sua necessidade de 'fazer mais' neste momento.

Como já aprendemos em nossa vida pessoal, a tecnologia digital também pode oferecer oportunidades incríveis para conectar pessoas com interesses semelhantes de qualquer lugar do mundo. Agora, que trabalhar em casa se tornou rotina e as paredes do escritório estão começando a se dissolver, é o momento perfeito para incentivar e apoiar os trabalhadores a encontrar pessoas com os mesmos interesses em outros locais — especialmente para empresas multinacionais — e criar tribos unidas por interesses e habilidades compartilhados.

Tecnologia para conexões mais fortes

Existem muitas ferramentas que um líder de RH pode implantar para ajudar a criar essas conexões, desde aplicativos de mensagens e redes sociais até aplicativos para monitorar o bem-estar e gerenciar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A Oracle Cloud HCM oferece uma série de maneiras de criar essas conexões. Por exemplo, Connections é uma ferramenta que ajuda os funcionários a encontrar sua tribo, combinando um diretório e o organograma da empresa com o perfil pessoal dos funcionários, permitindo que os colegas compartilhem mensagens "escrevendo" em seus "murais".

Outro recurso é a Oracle Cloud Work Life (parte da Oracle Cloud HCM), que inclui aplicativos de diversão e gamificação. Trabalhadores que gostam de criar vínculos através de atividades físicas podem gostar do aplicativo My Wellness, que ajuda a monitorar as atividades e criar competições entre os colegas. Da mesma forma, o aplicativo My Volunteering apresenta os fundamentos de um programa de voluntariado abrangente, com recomendações personalizadas para os trabalhadores com base em seus perfis, e torna as oportunidades visíveis para todos os funcionários.

Ao fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para que eles colaborem e se envolvam de forma mais autêntica, você pode criar equipes engajadas e motivadas com esse sentido de integração e confiança.

Introduzindo um sentido de propósito

Como profissional de RH, parte da sua função é fornecer aos trabalhadores um sentido de propósito e segurança em tempos de incerteza. No entanto, lembre-se que você não está fazendo isso sozinho. Você pode participar de uma comunidade de mais de 37.000 profissionais de HCM, todos interessados em compartilhar ideias e experiências. Oferecemos também um fórum exclusivo sobre COVID-19 que apresenta webcasts com nossos especialistas em transformação de HCM.

Gostaríamos que você participasse dessa discussão e também de saber como você está criando conexões mais fortes em sua força de trabalho.

* Meredith Rowan é diretora sênior para Human Capital Management na Oracle.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.