X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Como melhorar os processos financeiros após 2020?

This is a syndicated post, view the original post here

Os departamentos financeiros precisam lidar com questões que vão desde processos manuais sujeitos a erros à incerteza do tempo necessário para a recuperação da crise causada pela COVID-19. Um ERP em nuvem pode ser transformador, ajudando a automatizar e modernizar processos de negócios em todas as áreas.

Por Navneet Goel *

O ano de 2020 gerou desafios sem precedentes para todos, incluindo equipes de finanças que tiveram que, pela primeira vez, realizar grande parte do seu trabalho remotamente. Esse grande ajuste instantâneo ao trabalho remoto agravou problemas antigos em processos financeiros.

Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting com 336 executivos de TI e finanças do mundo todo, 90% dos entrevistados relataram problemas com seus processos de fechamento em 2020.

Os obstáculos mais comuns relatados foram:

  • Processos manuais propensos a erros: sinalizado por 44% dos entrevistados, esse tipo de atividade, muitas vezes envolvendo planilhas e combinações complexas de outros softwares, retarda as operações financeiras e costuma causar retrabalho.
  • Sistemas de ERP excessivamente complexos: o uso de vários ERPs de fornecedores diferentes pode facilmente levar a confusão, processos em silos e dificuldade de colaboração entre as equipes.
  • Largura de banda insuficiente para projetos estratégicos: muitos CFOs gastaram mais tempo rastreando informações financeiras em ambientes de ERP complicados (17% de suas semanas de trabalho, de acordo com a pesquisa da Forrester) do que na estratégia de negócios (apenas 12%).

Esses desafios não se limitam ao fechamento financeiro. Para muitas empresas, os processos financeiros ainda não são automatizados ou padronizados, levando a demora na entrada (e reentrada) de dados para reconciliações, reclassificações e ajustes.

Leia mais: Quer um planejamento de cenário eficaz? Veja o que é preciso

Lidar com dados corrompidos e/ou desatualizados é outro obstáculo, uma vez que os vários sistemas envolvidos podem não ser atualizados em tempo real. As equipes de finanças podem não saber o que está sendo gasto até o momento de analisar documentos durante o fechamento — quando podem ainda estar à espera de informações de outros departamentos e precisar verificá-las novamente quanto à precisão.

Os departamentos financeiros precisam lidar não apenas com essas questões profundas, mas também com a incerteza que persiste quanto ao tempo que levará para se recuperarem da crise causada pela pandemia do coronavírus. Felizmente, existem ferramentas confiáveis para ajudar as empresas a superar esses desafios.

Construindo processos financeiros melhores para a década de 2020

Processos financeiros melhores exigem automação e funcionalidades novas e avançadas. Um ERP em nuvem pode ser transformador. Ele pode ajudar você a automatizar e modernizar processos de negócios em todas as áreas, reduzindo a complexidade e os seus custos. Se você estiver em busca de um novo ERP, procure estas características principais:

Uma solução completa desde o início

Começar a usar o Oracle Fusion Cloud é mais fácil do que em configurações mais complexas envolvendo vários fornecedores, que geralmente exigem ampla consultoria antes que os usuários finais possam fazer qualquer coisa além de usar um kit ou modelo inicial. Ter uma plataforma abrangente desde o início capacita os usuários e economiza dinheiro.

Automação inteligente

As funcionalidades de automação dos aplicativos da Oracle Cloud ajudam você a simplificar processos para soluções de ERP na nuvem e locais. Regras configuráveis e lógica de contabilidade aplicada automaticamente reduzem o risco de erro humano, ao mesmo tempo que aceleram o trabalho da equipe financeira no dia a dia.

Flexibilidade para acomodar mudanças

Os processos financeiros estão sempre evoluindo em resposta a mudanças no ambiente de negócios. Eventos como a pandemia de COVID-19 ressaltam a importância de ter uma solução financeira ágil, capaz de suportar rapidamente novos modelos, conforme necessário.

De modo geral, o Oracle Fusion Cloud Enterprise Resource Planning (ERP) oferece relatórios e análises melhores, processos mais eficientes e mais automação. Ele oferece também uma visão mais completa do negócio, graças a recursos como o hub de contabilidade e a gestão de dados corporativos. Se o seu novo ERP em nuvem estiver sendo executado em conjunto com sistemas de ERP mais antigos, ele é capaz de harmonizar todos esses dados em um único livro-razão geral — e pode ser facilmente dimensionado para suportar mais pessoas jurídicas, subsidiárias e novas aquisições.

Saiba mais sobre o Oracle Cloud ERP.

* Navneet Goel é sócio-gerente e vice-presidente executivo da Inspirage. Ele é responsável pela gestão e crescimento da área de cadeia de valor. Navneet é um dos maiores especialistas no campo da gestão da cadeia de suprimentos, com experiência em projeto, desenvolvimento, implementação e suporte de soluções globais de cadeia de suprimentos de grande escala para empresas da Global Fortune 500 em várias áreas de SCM.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.