X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Bancos de dados de grafos: o que eles podem fazer?

This is a syndicated post, view the original post here

Os grafos são projetados para ajudá-lo a modelar relacionamentos em seus aplicativos. Eles são desenvolvidos para lidar com dados altamente conectados.

Por Sherry Tiao*

Digamos que você tenha que analisar o comportamento de compra do cliente, descobrir crimes fraudulentos em transações financeiras, fornecer recomendações de produtos ou descobrir informações sobre redes sociais.
Descobrir a resposta para cada uma dessas perguntas pode ser complicado com sistemas típicos.

Como funcionam os grafos?
A remoção de dados das restrições do banco de dados relacional facilita a travessia de seus dados para encontrar conexões - ou seja, se você mapear os dados na forma de um grafo com entidades representadas como vértices e relações representadas como bordas.

Ao fazer isso, você pode descobrir relacionamentos que não eram óbvios antes, e esse é o motivo da tecnologia de grafos  ter se tornado cada vez mais popular e importante no mundo de dados conectados de hoje. Nos últimos três anos consecutivos, o Gartner selecionou a tecnologia de grafos como um das suas dez principais tendências de dados e análise.

-Saiba mais: Ebook "17 Casos de uso para bancos de dados de grafos e análises de grafos"

Por que os grafos ganharam popularidade?
A teoria dos grafos existe há séculos, e a tecnologia dos grafos existe há algumas décadas. Mas recentemente cresceu em popularidade por alguns motivos principais:

•    Os grafos permitem novos tipos de análise que são mais necessárias do que nunca no mundo conectado de hoje. Eles complementam a tecnologia relacional e podem se tornar a base para machine learning, especialmente com redes neurais.

•    Os grafos são muito visuais, muitas vezes com resultados facilmente observáveis e fornecem modelagem de dados simples.

•    Os grafos têm um modelo de dados muito flexível sem esquema predefinido, tornando-os extensíveis e também úteis em casos com dados esparsos.

O Que Os Grafos Fazem?
Os grafos são projetados para ajudá-lo a modelar relacionamentos em seus aplicativos. Eles são desenvolvidos para lidar com dados altamente conectados. Devido ao aumento no volume e conectividade dos dados de hoje e porque muitos dos dados de hoje estão conectados através de relacionamentos, há uma tremenda oportunidade para grafos fornecerem um valor extraordinário para sua organização. Os usos incluem:

•    Use a análise de grafos para descobrir bots de redes sociais

•    Encontre pagamentos fraudulentos rapidamente

•    Acompanhe o uso de dados confidenciais para fins de conformidade

•    Descubra sonegação fiscal

•    Melhore o gerenciamento de data center

•    Forneça recomendações de produto

•    Detecte anomalias nas redes sociais, no sistema de saúde e muito mais

•    Descubra interrupções em redes de serviços públicos

•    Identifique vulnerabilidades em redes IP

•    Realize análise de rotatividade para manter funcionários valiosos

•    Crie portais para os cidadãos acessarem os dados de várias fontes, inclusive dados estatísticos, de gênero ou demográficos

•    Rastreie nomes de produtos químicos e medicamentos para empresas farmacêuticas

•    Rastreie proteínas para o desenvolvimento de vacinas

As possibilidades são praticamente ilimitadas. Se os seus dados estiverem conectados através de relacionamentos de alguma forma, os bancos de dados de grafos poderão seguramente ajudar. As perguntas que os grafos podem responder incluem:

•    De qual fornecedor sou mais dependente?
•    Quem é o cliente mais influente?
•    Os meus produtos atraem certas comunidades?
•    Quais padrões anômalos existem que podem indicar comportamento fraudulento?

O melhor de tudo é que você pode responder a essas perguntas com consultas que são executadas muitas vezes mais rápido. Para mais casos de uso, faça o download do nosso ebook Casos de uso de tecnologia de grafos, mas lembre-se de que as nossas sugestões são apenas o início.

Análise de Grafos no Oracle Database e no Oracle Autonomous Database
A Oracle fornece um mecanismo de análise de grafos com o Oracle Database e o Oracle Autonomous Database para que os usuários possam descobrir mais insights em seus dados usando o poder dos algoritmos de grafos, consultas de correspondência de padrões e visualização.

Ter tecnologias de grafos no Oracle Database e no Oracle Autonomous Database fornece escalabilidade, desempenho e segurança. Os usuários podem executar análises de grafos com mais de 60 algoritmos de grafos, utilizar uma linguagem de consulta e visualizações. Interfaces padrão simplificam esse processo e a integração com ferramentas de machine learning simplifica a aplicação de grafos ao machine learning.

Como Funciona A Tecnologia De Grafos?
A Oracle é construída sobre a ideia de um banco de dados multi-modelo, o que significa que há um banco de dados que suporta vários idiomas e protocolos.
Obviamente, há o banco de dados relacional. Mas a Oracle também suporta modelos de dados adicionais, incluindo JSON, XML, dados espaciais e, claro, estruturas de grafos.

O banco de dados de grafos da Oracle tem um servidor in-memory que armazena dados em um formato de grafo, fornecendo acesso fácil e análises de alta velocidade, juntamente com o poder do banco de dados. Isso combina o melhor dos dois mundos-dados de grafos mantidos em estruturas de grafos e o poder do Oracle Database.

Armazenar dados como um grafo e carregá-los in-memory requer apenas algumas etapas fáceis. Você pode carregar diretamente os dados das tabelas relacionais padrão no servidor in-memory como um grafo.

Alternativamente, carregue os dados em um esquema de grafo de propriedades, para uma cópia persistente do grafo e carregue do esquema de grafo de propriedades no servidor de grafo in-memory.

Em breve, a Oracle lançará o Graph Studio, que se baseia nos recursos de grafos existentes para tornar a análise de grafos e o gerenciamento de banco de dados de grafos mais fáceis para todos. Ele inclui modelagem automatizada, visualização integrada e fluxos de trabalho pré-construídos para diferentes casos de uso.

Com as tecnologias de grafos, você pode desdobrar o panorama de dados de uma maneira completamente nova. Descubra Insights. Resolva problemas complexos. Alcance infinitas possibilidades. Comece hoje com os nossos guias passo a passo e veja o que você pode começar a fazer com grafos hoje mesmo.

*Sherry Tiao é Gerente Sênior de Marketing de Produtos - Big Data na Oracle

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.