X

Saiba como a nuvem e as novas tecnologias habilitam a transformação nos negócios e na sociedade.

Aumente sua maturidade em marketing

This is a syndicated post, view the original post here

Conheça os quatro níveis de maturidade dos profissionais de marketing e algumas competências essenciais de cada um deles.

Por Christina DuronYu *

Uma das razões pelas quais eu amo ser uma profissional de marketing digital e trabalhar com os nossos clientes é que o ecossistema de marketing evolui constantemente. Sempre há um novo desafio, uma tecnologia ou tendência que leva os profissionais de marketing a permanecerem informados e flexíveis.

Enquanto minha equipe viaja pelo mundo para conversar com profissionais de marketing, uma característica notável em todas as equipes é o desejo de melhorar seu nível de maturidade em marketing. Do nível inicial ao profissional de marketing altamente transformador, existe uma força motriz para melhorar continuamente e se tornar um profissional de marketing mais maduro. O nível de maturidade de cada profissional de marketing é único, mas existem competências essenciais que definem cada nível em todos os profissionais dessa área.

Leia mais: 5 maneiras de aumentar a flexibilidade nos negócios com Oracle Commerce Cloud

Nível 1: Marketing Transacional

O nível mais básico de maturidade de marketing é chamado de Marketing Transacional, que está focado em conduzir uma transação (ou conversão). Esses profissionais elaboram estratégias de marketing para cumprir o objetivo mais básico de dimensionar o envio de e-mails para promover o tráfego de sites. A comunicação é feita em massa e as ferramentas de marketing são usadas como uma metralhadora para disparar e-mails. Vemos que o marketing se torna rotina e o profissional repete as mesmas técnicas, como enviar e-mails promocionais para levar os clientes ao site, enviar confirmações de compra com detalhes do pedido, personalização mínima com tokens e rastreamento de comportamentos de baixo nível apenas para constar nos relatórios. Sim, há valor nessas técnicas, mas elas são absolutamente básicas quando se trata de maturidade de marketing.

Nível 2: Marketing Responsivo

À medida que os profissionais de marketing desenvolvem esses componentes fundamentais, eles começam a perceber a necessidade de se tornarem mais responsivos a seus clientes. Ao alavancar a eficiência e a escala de sua plataforma de automação de marketing, é possível obter ganhos rápidos com menos esforço. Os profissionais atingem o nível de marketing responsivo quando começam a ouvir e reagir ao comportamento do cliente nos canais, criando uma experiência consistente através de e-mail, site e dispositivos móveis, ao mesmo tempo em que administram perfis de clientes e comportamentos digitais para otimizar continuamente a experiência.

Neste momento, temos estratégias como testes A/B, redirecionamento comportamental, otimização do tempo de envio e a criação de campanhas multicanal e de vários estágios (introduzindo mensagens SMS ou Push, por exemplo). A segmentação se torna um foco importante, à medida que o profissional de marketing tenta passar do envio de uma campanha para muitos clientes para a criação de campanhas mais personalizadas, enviadas a públicos menores e mais direcionados. O objetivo é construir um relacionamento entre a marca e o cliente, o que nos leva ao próximo nível de maturidade do marketing.

Nível 3: Marketing de Relacionamento

O terceiro nível tem como foco o reconhecimento do valor de um relacionamento com o cliente. O profissional de marketing desse nível começa a aprofundar sua compreensão e relacionamento com o cliente, introduzindo a tomada de decisões orientada por IA para preencher lacunas de dados e realizar eventos orientados por dados.

Utilizando uma combinação de dados próprios e de terceiros, o profissional de marketing pode executar uma hiperpersonalização inteligente e se envolver com os clientes em todos os canais digitais, incluindo e-mail, SMS, push móvel, redes sociais, displays e web.

Enquanto o machine learning facilita a segmentação avançada, a Inteligência Adaptativa impulsiona a orquestração inteligente e as próximas ações dentro desse nível de maturidade. As empresas atribuem um valor enorme aos profissionais de marketing que atingem esse nível de construção de relacionamento, promovendo benefícios como o aumento do número de compradores recorrentes, da satisfação do cliente, da receita e do market share. Para atingir esse nível de sofisticação, o profissional deve evoluir através das várias fases, aprendendo, construindo e otimizando continuamente à medida que avança, a fim de obter benefícios aprimorados.

Nível 4: Marketing de Experiência

O nível máximo de maturidade se estende além do domínio do marketing tradicional até o ponto em que a experiência do cliente está no centro de todas as decisões de negócios. Esse nível, chamado Marketing de Experiência, está focado em oferecer uma experiência de marca unificada em todos os pontos de contato do cliente. Sim, o marketing ainda está no centro, mas outros pilares da experiência do cliente, como vendas, serviços, comércio e lealdade são igualmente importantes. A capacidade de executar esse nível de engajamento do cliente só pode ser feita quando a inteligência de dados está conduzindo todas as tomadas de decisões nos pontos de contato do cliente, utilizando dados para criar o seu perfil de forma abrangente e oferecendo uma experiência relevante, consistente e conveniente. As empresas que atingem esse nível de sofisticação de marketing são capazes de aumentar a aquisição e reduzir a rotatividade de clientes, maximizando o valor da vida útil de seus clientes.

O caminho para a maturidade do marketing é diferente para todos os profissionais e, muitas vezes, oscila entre os níveis de maturidade. Não importa onde você esteja iniciando no caminho da maturidade, o objetivo deve ser evoluir através da adaptação às necessidades do cliente. Profissionais de marketing que testam, otimizam e crescem continuamente são os que geram o maior valor para suas empresas.

Quer saber qual é o seu nível de maturidade em marketing? Visite o Oracle CX Marketing para conferir nossas ferramentas de liderança e marketing para avaliar seu nível.

* Christina DuronYu é diretora de Estratégia de Produto para Oracle Marketing Cloud.

Be the first to comment

Comentários ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.