A Evolução da Oracle como Empregadora LGBTQ+

June 24, 2019 | 3 minute read
Text Size 100%:

Diversidade e inclusão marcaram a recente evolução da prática de recrutamento na América Latina. Em linha com estas mudanças culturais, as áreas de recrutamento, diversidade e Employer Branding da Oracle LatAm conduziram uma pesquisa para conhecer melhor as necessidades, desejos e preocupações dos candidatos LGBTQ+ ao procurar emprego. Isto com a finalidade de avaliar a si mesma como empresa.

Este estudo foi realizado no Brasil em eventos com foco na comunidade profissional LGBTQ+. A Oracle coletou informações junto a mais de 100 participantes para descobrir o que procuram em um empregador. Foram abordadas questões de políticas de inclusão, posicionamento no mercado de talentos, ambiente de trabalho e representatividade.

Com essas informações, a Oracle busca validar suas práticas e evoluir como empregador LGBTQ+, permitindo que esses talentos alcancem seu potencial máximo, pessoal e profissional. Entenda as principais questões levantadas; as atividades, políticas e melhorias que a Oracle implementa para oferecer a essa comunidade um futuro profissional digno e respeitoso.

Representatividade acima de tudo

Um dos elementos mais importantes levantados pelos entrevistados foi a representatividade em comunicações dos empregadores.
Daniela Boge, Diretora de Aquisição de Talentos da América Latina, afirma o seguinte: “Nossa imagem corporativa se adaptou, mudou, para que este grupo sinta-se bem vindo, se sinta parte da Oracle, e para que eles percebam que não há viés quando se trata de contratação”. Ela acrescenta que "quanto mais diversidade dentro da empresa, mais pontos de vista diferentes, adicionamos novas formas de ver o mundo. Opiniões diferentes podem ajudar o bem comum.”

Recrutamento por mérito

Assim como todo mundo, o talento LGBTQ+ busca oportunidades profissionais baseadas em habilidades e conhecimento, não em preferências e estilos de vida. Taize Freitas, Business Development para Supply Chain e membro da Oracle Pride Employee Network (OPEN) confirma isso: “A Oracle se posiciona como uma empresa que não faz distinção entre as pessoas; procura os melhores talentos que possam fazer um trabalho com respeito e que tenham os valores da empresa.”

Ambiente de trabalho respeitoso

Daniele Botaro, Líder de Diversidade e Inclusão para a Oracle América Latina, afirma que a empresa implementa políticas de respeito e combate ao bullying para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e com respeito a todos. Além disso, nos escritórios da Oracle São Paulo, os funcionários contam com banheiros de gênero neutro em todos os andares. “Trabalhamos constantemente nos benefícios e melhorias de infraestrutura que melhoram a experiência de nossos funcionários LGBTQ+”, diz Daniele.

Seja quem você é

Para Natalia Jacques, Engagement Manager, o que há de mais valioso em sua experiência na Oracle é pode ser ela mesma. "É fundamental ter uma empresa que apóie quem você é", diz, também membro do OPEN. "Como funcionária, garanto que posso trabalhar e dar o meu melhor, porque não preciso mais me preocupar com esse tipo de problema."

Reafirmando o compromisso contínuo da Oracle com a diversidade e inclusão, Valeria Delgado, Vice-Presidente de Talent Advisory para a América Latina, nos remete à forte analogia de Traci Wade, Diretora Sênior de Diversidade e Inclusão: "Você pode convidar alguém para uma festa, mas também é preciso tira-lo para dançar". Valeria também nos lembra que "incluir indica fazer parte; tem a ver com um processo de maturidade cultural, não com modismo”.

E você? Quer se juntar ao ambiente de trabalho inclusivo da Oracle? Visite nosso site de carreiras para descobrir as oportunidades que temos para você!

Oracle Careers Editorial Team

The editorial team is comprised of members of the Oracle Talent Advisory group, with a wide-range of employer branding responsibilities. They partner with employees across Oracle to capture stories that showcase our company, culture and career opportunities, and help candidates envision their #LifeAtOracle.


Previous Post

The Importance of Pride: Why We Must All Show Our Colors

Next Post


Oracle Evoluciona como Empleador LGBTQ+

Oracle Chatbot
Disconnected