O que é COBIT?

Há algum tempo estava querendo postar algo sobre COBIT, já que sempre há algumas perguntas sobre o que vem a ser essa sigla. Vou dar um breve overview sobre o assunto.

Control Objectives for Information and related Technology (COBIT®), atualmente na versão 4.1, tem como objetivo prover boas práticas além de ser um framework de processo e apresentar atividades numa estrutura lógica e gerenciável. A idéia é que com essas boas práticas possa-se otimizar investimentos em TI, garantir a entrega e prover meios de medir a situação do ambiente.

O framework COBIT:

  • estabelece uma ligação com os requisitos de negócio
  • organiza as atividades de TI numa forma de processos
  • identifica os principais recursos de TI
  • define os objetivos de gerenciamento a serem alcançados

Há portanto uma forte ligação com o que costumamos chamar de governança, ou mais especificamente, governança de TI. Logo, COBIT suporta a governança de TI de modo a garantir que TI esteja alinhado com as áreas de negócio, que IT maximiza os benefícios de negócio, que os recursos de TI são usados responsavelmente e que os riscos sejam tratados adequadamente.

Nos próximos posts vou procurar entrar em mais detalhes sobre o COBIT, os produtos, os processos, enfim, mais detalhes sobre o framework.

Comments:

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

Comentários, dicas, artigos e textos sobre SOA, desenvolvimento de software, gerenciamento de projetos, processos de negócio, governança, virtualização, e outros assuntos interessantes.

Search

Categories
Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today