Tutorial: Usando o Virtual Box

O VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems, que visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas.

 Para utilizá-lo, primeiramente baixe-o em seu site: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads e instale. É simples, como instalar um programa qualquer, seja lá qual for o sistema operacional que você esteja usando.

Após instalado,  abra o Virtual Box:

 O Virtual Box é este que você vê abaixo. Primeiro teremos que criar uma máquina virtual. Nota-se que eu já tenho algumas criadas, mas vamos criar uma nova e instalar o Ubuntu. Vá ao menu Máquina e clique em Novo.


 Será aberta uma janela com algumas informações, apenas clique em Próximo.

 Agora teremos que definir o Sistema Operacional e a Distribuição. No caso eu escolhi como SO o Linux e a distribuição como sendo o Ubuntu, mas o Virtual Box dá suporte a muitas outras.


 Clique em próximo e agora teremos que definir a quantidade de memória que a máquina virtual terá a sua disposição. Aqui eu coloquei o tamanho como sendo 1 Gb.

 Agora temos que definir o espaço de disco disponível para a máquina virtual. Se tivermos criado um disco antes, basta escolher, mas aqui eu mostrarei como criar um novo disco. Escolha Criar um novo disco Rígido e clique em Próximo.

 Após clicar em próximo será aberto uma nova janela com algumas informações, apenas clique em Próximo.

 Podemos definir se um disco terá o tamanho fixo ou se ele inicia com o tamanho mínimo e vai utilizando espaço a medida que for sendo necessário. Eu preferi deixar flexível.

 Assim como a memória, precisamos definir qual o tamanho do disco que a máquina virtual tem a sua disposição. Aqui eu deixei 8 Gb mas você seleciona de acordo com sua necessidade e capacidade do HD. Insira um nome para seu disco, aqui eu coloquei como Linux Ubuntu.

 Após isso basta confirmar as informações do disco e em seguida as informações da máquina virtual.

 Agora que temos a nossa máquina criada, precisamos instalar algo nela, aqui eu defini que seria um Sistema Operacional nela e como eu configurei para o Linux/Ubuntu, eu instalarei o Ubuntu 8.10 nela. Insira o cd, escolha a máquina virtual criada e clique em Iniciar.

 Quando você está em uma máquina virtual, seu teclado e mouse são capturados por ela e você não tem mais acesso a seus computador real. Não precisa entrar em desespero e clicar no power do computador, há um botão que você pode configurar como sendo o host, ele libera o teclado e mouse da máquina virtual e volta para o computador real. Por default, esse botão é o control direito. Assim que você iniciar a máquina o Virtual Box o avisará disso.

 Na primeira execução de sua máquina virtual o Virtual Box o ajudará a instalar o que você precisa.

 Após apertar em próximo, temos que dizer onde está o que queremos instalar, no meu caso o Ubuntu a partir do CD.

 Clique em Próximo, será aberta uma nova janela. Confirme o drive e clique em Finalizar. A partir dai sua máquina virtual iniciará e será exatamente igual a dá o boot pelo CD no seu computador.

 Quando você clicar na tela da máquina virtual, o Virtual Box dará um alerta indicando que seu teclado e mouse serão capturados e para liberá-los da máquina basta apenas apertar a tecla host (por padrão o control direito).

 Algumas vezes precisamos inserir control + alt. Para fazer isso na máquina virtual basta clicar na tecla host e já será inserido control + alt. Por exemplo, se quero reiniciar o X do ubunto, faço: host + backspace.

Comments:

ola, eu tenho virtualbox, tive um problema de espaço no meu hd, limpei o cache, no virtualbox sumiram os sistemas instalado. Adicionei-os no gerenciador de discos virtuais mas eles não aparecem na tela inicial do vb para serem executado. cm posso reinseri-los no vb?

Posted by KmmX on August 06, 2009 at 03:54 AM BRT #

Cria uma nova máquina virtual e na hora de escolher o disco rígido você não cria um novo, escolhe o que você inseriu no gerenciador de mídias virtuais.

Depois diz se conseguiu!

Posted by Elenilson Vieira on August 06, 2009 at 04:35 AM BRT #

Eu ja tinha montada uma maquina rodando o Windouws XP e tudo funcionava bem. Deixei de usar por uns dias e quando fui acessar hoje, sumiu. Quando clico no ícone do Sum Virtual Box, é mostrado somente o botão esquerdo azul que é pra montar uma máquina nova. Gostaria de saber se tenho como recuperar esta máquina virtual que havia pois eu encontrei uma Pastas do Virtual Box com arquivos "HardDisks" e Machines.

Posted by F. Humberto on August 28, 2009 at 08:30 AM BRT #

Boa noite.
Como fazer com que minha area útil seja maior ?
Grato.

Posted by Celio on August 31, 2009 at 05:39 PM BRT #

F. Humberto, tenta criar uma nova máquina virtual com o disco existente. Mas provavelmente você acabou excluindo sem querer algum arquivo da máquina virtual, ai você terá que usar algum recovery para poder recuperar.

Para aumentar a área do Virtual Box basta aumenta a resolução do sistema que você ta utilizando. Foi isso que você perguntou?

Posted by Elenilson Vieira on August 31, 2009 at 07:11 PM BRT #

uso o VB numa boa,mas ainda não consegui colocar um dispositovo USB para funcionar,mesmo configurando tudo que tem direito,o q está faltando?

Posted by Smoreira on September 09, 2009 at 03:14 AM BRT #

Eu não tive problema algum com dispositivos usb. Você foi no menu, da máquina virtual, Dispositivos->Dispositivos USB e marcou o que você quer que a mv utilize?

Posted by Elenilson Vieira on September 09, 2009 at 05:25 AM BRT #

resolvido,um amigo me falou que para reconhecer teria q reiniciar o micro.Depois disso tudo Ok.
Agora estou tentando instalar o W7 mas o prgrama só aceita o 32bits , existe alguma coisa q eu possa fazer pra instalar o 64bits?

Posted by Smoreira on September 10, 2009 at 02:08 AM BRT #

o que acontece com os dados de uma maquina virtual ja existente se eu utilizar o disco desta maquina para a criacao de outra maquina virtual ?

Posted by edson fernandes on February 19, 2010 at 07:03 AM BRST #

Olá sou técnico e Trabalho na Prefeitura, todas as maquinas usam linux com windows xp instaldo no Virtual. ultimamente algumas maquinas entran no windows normalmente, depois de algum tempo de uso travam numa tela preta cheia de chuviscos. saberia me dar uma luz?? heheh
abraços...

Posted by Jhonata on April 19, 2010 at 03:20 AM BRT #

instalei o virtual no meu pc ficou zerado coloquei o xp instalou todos os drives mais o video nem a pau. nem o vista que eu instalei tambem nao reconhece o video e quando vou instalar com cd fala que nao tem drive presente e tambem o usb nao reconhece mostra la na configuraçoes do virtual box coloco mesmo assim nao da por favor alguem me de uma luz sou tecnico mais o video eo usb ta foda muito obrigado

Posted by carlos on May 27, 2010 at 03:18 AM BRT #

assim mais uma coisa voltei percebi que quando instalo algo no windows virtual ele usa o hd da maquina real mais pensei que ele so usava o hd do virtualbox ate pensei de passar muitas coisa pra esta maquina virtual para nao usar meu hd real mais mesmo assim eu vi quando passei um jogo de 7 gigas ele usou um pouco da maquina real alguem pode me explicar obrigado

Posted by carlos on May 27, 2010 at 03:22 AM BRT #

Quero rodar minha MV a partir do meu pendrive.
Como faço para criar o disco virtual no meu pendrive? Se é possível?

Posted by Junior on July 20, 2010 at 09:53 AM BRT #

Tenho uma VM do XP instalada e estou instalando uma versao do VB do zero em minha máquina. Eu copiei a pasta MACHINES que contem um arquivo .VDI de 8GB. Acredito que esta seja minha VM. A pergunta é ao instalar o novo VB vou poder carregar essa minha VM sem problemas na nova instalação ou terei que fazer tudo de novo: VS2005 SQL SERVER 2005 e por ai vai...

Abraço!

Posted by Jose Junior on September 02, 2010 at 05:47 AM BRT #

Gostaria de saber se posso usar o VirtualBox e criar MVs para serem usadas não no PC onde ele foi instalado mais em PCs da rede ?

Isso é possível ?

obrigado antecipadamente.
Claudio

Posted by Claudio on September 05, 2010 at 07:18 AM BRT #

Eu quero passar alguns arquivos do meu hd, pro Hd virtual como eu faria isso?

ja tentei compartilhar os aquivos na msm rede e não consegui...

quem souber alguma coisa comente ai por favor...

Posted by Juan Hurley on October 17, 2010 at 06:52 AM BRST #

filho daputa, tua mae é uma cadela ordinaria aquela vadia puta do caralho, manda ela da o rabo aquela vagabunda
7+27= meu pau no cu da sua mae

Posted by jhhgg on January 04, 2011 at 08:28 PM BRST #

Blz.

Pergunta. eu tenho o wind. seven instalado na minha máquiana, e quero instalar o virtualbox, para testar outros sistemas operacionais como o linux. obs Várias versões. Posso istalá-lo no wind.seven.? E se tem versão do virtualbox para windows qualquer versão?

Posted by gilberto on March 09, 2011 at 06:27 AM BRT #

É o seguinte: eu criei uma máquina virtual na minha máquina agora eu quero utilizar essa mesma máquina virtual em outro computador. Como eu devo fazer? Pois eu não queria instalar o sistema operacional novamente e ainda aproveitar os programas que eu já instalei.
um abraço e obrigado de antemão

Posted by Geraldo Netto on March 17, 2011 at 01:22 AM BRT #

Olá,gostaria de saber como se expande a tela da MV,instalei o Ubuntu mas ele fica com a tela reduzida.
Alguém me ajude,desde já agradeço.
Abraços!

Posted by abrahao on April 28, 2011 at 12:57 AM BRT #

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

Hi, I am Sun Campus Ambassador at Federal University of Paraíba. João Pessoa, PB - Brazil

Search

Categories
Archives
« April 2014
SunMonTueWedThuFriSat
  
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
   
       
Today