Thursday Oct 29, 2009

Virtualize e Economize

Você sabia que com o código-fonte aberto você pode economizar dinheiro?

Com muitos sistemas de computação corporativos apresentando taxas de uso de apenas 5%, as empresas gastam muito dinheiro com a aquisição, manutenção e suporte da capacidade de TI que é simplesmente desperdiçada. Ao fazer com que um sistema de computação pareça ser vários sistemas, cada um capaz de executar um aplicativo separado, a virtualização pode ajudar as empresas a eliminar desperdícios com o aumento das taxas de utilização, reduzindo os custos de aquisição e as despesas operacionais.

Optando pelo código-fonte aberto para o seu projeto de virtualização, você poderia economizar ainda mais com uma solução de virtualização muito mais acessível financeiramente do que os produtos de virtualização proprietários. 

Obtenha o white paper – Virtualização aberta: Mais inovação sem dependência de um único fornecedor – e saiba mais sobre:

  • Virtualização de servidor, virtualização de cliente e virtualização de sistema operacional
  • Por que escolher o código-fonte aberto para a virtualização?
  • Avaliação da virtualização de código-fonte aberto
  • Estudo de caso do usuário
  • Soluções de virtualização de código-fonte aberto da Sun
Faça o download aqui: https://dct.sun.com/dct/forms/reg_br_0110_878_0.jsp

Tuesday Oct 27, 2009

OSUM Webinar: Netbeans 6.7 - A única IDE que você precisa

Nesta terça-feira, 27 de outubro de 2009, teremos um webinar sobre o Netbeans. Com esse webinar você poderá ficar por dentro do que é o Netbeans 6.7 e quais novidades ele traz. O NetBeans é uma IDE gratuita, Open Source, que permite aos desenvolvedores criar aplicações desktop, web, enterprise e mobile de uma maneira rápida e fácil usando a plataforma Java, assim como JavaFX, PHP, JavaScript e Ajax, Ruby e Ruby on Rails, Groovy on Grails, C/C++.

Este webinar será conduzido por João Sávio Ceregatti Longo, Campus Ambassador da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro, Brasil. Não se esqueçam de entrar 15 minutos antes para testar o som e a conectividade à rede.

Horarios Brasil:
3:00 PM - Sudeste, Sul, GO
2:00 PM - Nordeste, PA, MT, MS, AP
1:00 PM - Norte

Horários Europa
6:00 PM - Lisboa

Horários África
5:00 PM - Cabo Verde
7:00 PM - Angola
8:00 PM - Moçambique

Para participar clique aqui. Seja mais um conhecedor do Netbeans você também!

Sun Ops Center 2.5

Não deixe seus sistemas gerenciar você!

Imagine como seria se um administrador pudesse assegurar que todos os sistemas estão atualizados e em ordem, em questão de minutos ao invés de dias?

Imagine se você pudesse encontrar um espaço vazio, atualizar o firmware, provisionar o sistema operacional e dar mais ou menos potência para aquela máquina ou grupo de máquinas, a partir de uma única interface web?

Agora você pode! Sun Ops Center 2.5.

PS. Interessado em Sun Ops Center, mas precisa mais dados? Nosso guia gratuito Sun Ops Center: Changing the Economics of Datacenter Operations fornece uma excelente introdução. Faça o download do guia aqui: https://www.sun.com/offers/details/sun_opscenter_tco.xml?cid=e9576

Mais informações, visite o site: http://www.sun.com/software/products/opscenter/

Sun Tech Days 2009-2010

Prepare-se!

Em dezembro, o Sun Tech Days 2009 estará de volta ao Brasil. E, desta vez, contará com a presença do Pai do Java: James Gosling!

Será uma oportunidade única de conhecer os principais experts de Open Source do mundo, além de aprender, compartilhar, interagir, conhecer outros desenvolvedores e, principalmente, participar!

Sun Tech Days
8 e 9 de dezembro de 2009
Local: Amcham Business Center - Rua da Paz, 1431
Chácara Santo Antônio - São Paulo - SP

A agenda do evento está recheada de palestras sobre JavaFX, MySQL, Social Computing, Servlet 3.0, OpenSolaris e muito mais! Participe também da Caravana Sun + Jug’s Edition! Entre no site do evento e confira se a Caravana irá visitar a sua cidade! Faça sua inscrição com o valor promocional até o dia 20/11:  http://www.suntechdays.com.br/inscricao.html

Para mais detalhes, acesse http://www.suntechdays.com.br/, ligue para 11 2532-8926, ou envie um email para techdays[at]sun.com.

Venha fazer parte deste evento!

Convite: Java Collections e Generics no Unipê

Você conhece o que significa isso?

- <T> T[] toArray(T[] array);

- List<?> list = new ArrayList<String>();

- Set<? super Integer> numbers;

Se você teve alguma dúvida, venha participar de um aulão de Java Collections e Generics que acontecerá no Unipê  (http://www.unipe.br/) no dia 31 de outubro de 2009 às 8 horas no bloco Q, laboratório 215. O aulão será ministrado por Tomaz Lavieri (http://java-i9se.blogspot.com/), certificado Java 6.

Esse é mais um evento realizado em parceria com os OSUM Leaders do Unipê: Renato Atouguia (atouguialeite[at]gmail.com), Luciano Nobre (schumacher_f1_pb[at]msn.com), Lisieux Marie (lisieuxandrade[at]gmail.com). Entre você também no grupo do Unipê no OSUM (http://osum.sun.com/group/unipe).

Wednesday Oct 14, 2009

Como foi: JavaFX no Unipe

Promovi no Unipê (http://www.unipe.br/), uma apresentação de JavaFX (http://javafx.com/) no dia 14 de outubro de 2009. A apresentação foi ministrada por Raphael Marques () e teve o apoio dos OSUM Leaders do Unipê: Renato Atouguia (atouguialeite[at]gmail.com), Lisieux Marie (lisieuxandrade[at]gmail.com) e Luciano Nobre (schumacher_f1_pb@msn.com).

Os estudantes marcaram presença e puderam conhecer um pouco mais sobre a tecnologia. 

Raphael fez comentários sobre a apresentação e postou os slides no seu blog: http://raphaelmarques.wordpress.com/2009/10/14/palestra-introducao-ao-javafx/

Como foi: Aulão de JPA para os estudantes de Engenharia de Software da UFPB

No dia 10 de outubro de 2009, promovi, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB - http://www.ufpb.br/) um aulão de Java Persistence API (JPA) para os estudantes da disciplina de Engenharia de Software (ES) da UFPB. A apresentação foi ministrada por Tomaz Lavieri (http://java-i9se.blogspot.com/), que mostrou os principais conceitos de JPA e como devemos utilizá-lo no projeto de ES.

Roteiro:

Entenda a Computação em Nuvem

É fácil se perder numa conversa sobre computação em nuvem. Todos parecem ter uma nuvem, estar conectados à nuvem, estar preparados para a nuvem ou, pelo menos, estar prontos para a nuvem.

Há vários jargões, mas nem tudo é papo furado. Por trás do jargão estão alguns negócios muito reais e benefícios tecnológicos.

Nosso novo guia de computação em nuvem te ajudará a separar o que é importante do que não é – e te armará com uma base para determinar se e como a computação em nuvem faz sentido para sua empresa.

Em 25 páginas, este guia gratuito:

   1. define computação em nuvem e seus benefícios
   2. explica os diferentes tipos de nuvem (pública, privada e híbrida)
   3. descreve as arquiteturas para as camadas de serviços (ex. Software as a Service)
   4. detalha as tecnologias de virtualização que estão por trás
   5. sugere os próximos passos e ações para dar o primeiro passo

Você também conhecerá a abordagem da Sun – que é entregar todos os componentes que empresas, desenvolvedores e usuários finais necessitam para ambientes de nuvem. Usando código aberto e padrões abertos, é claro. 

Acesse o guia – e coloque sua cabeça na nuvem: https://dct.sun.com/dct/forms/reg_br_2007_836_0.jsp

Wednesday Oct 07, 2009

Convite: JavaFX no Unipê

Na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro de 2009 às 18 horas, no bloco Eva, estarei promovendo uma apresentação sobre JavaFX no Unipê (http://www.unipe.br/). A palestra tem o intuito de expor a tecnologias aos estudantes e mostrar como se torna fácil o desenvolvimento de aplicações ricas de internet e será ministrada por Raphael Marques (http://raphaelmarques.wordpress.com/).

Não sabe o que é JavaFX? JavaFX é um plataforma de software multimídia desenvolvida pela Sun Microsystems baseada em java para a criação e disponibilização de Internet rica que pode ser executada em vários dispositivos diferentes. Ficou curioso: http://javafx.com/pt_BR/

Venha você conferir também essa apresentação. 

Os mais valiosos da Sun, gratuitos!

Reduza custos e o consumo de energia, aumente a utilização de ativos de TI e melhore o retorno do investimento. 

Com os DOWNLOADS GRATUITOS dos mais solicitados white papers, vídeos, blueprints e webinars da Sun você pode descobrir como as tecnologias mais recentes da Sun podem ajudar a sua empresa a economizar dinheiro e aumentar a eficiência.

Este conjunto inestimável de recursos pode ser essencial para que sua empresa identifique oportunidades de gerar benefícios comerciais significativos e ao mesmo tempo reduzir custos de capital, gastos operacionais e cobranças de licenças.

Faça os downloads já: http://br.sun.com/resources/

Sunday Oct 04, 2009

Novidades do JDK 7

O que você espera do JDK 7? Será que haverá muitas novidades? É de se imaginar que sim e que essas novidades sejam muito vantajosas para nós desenvolvedores. Um dos OSUM Leaders do Unipê, Lisieux Marie (lisieuxandrade[at]gmail.com) fez uma pesquisa e apresenta um pouco do que podemos esperar.

Confira um pouco do que há no post:

"Encontrei em um blog que Dan Dyer, da Sun falou algumas novidades que podemos esperar da nova JDK, a versão 7, baseando-se no blog de Joseph D. Darcy (http://blogs.sun.com/darcy/entry/project_coin_final_five). Sendo duas vezes mais veloz que a versão 6.

As mudanças na linguagem são delicadas, pois devem trazer facilidades e melhorias no código sem deixar Java perder uma de suas maiores características: Facilidade de leitura.
Vamos as propostas aceitas do projeto Coin."

Confira tudo no blog do OSUM do Unipê: http://sununipe.wordpress.com/2009/10/02/jdk-7/

Junte-se ao Campus IV da UFPB no OSUM

O Open Source University Meetup (OSUM - http://osum.sun.com/) é uma rede social criada pela Sun (http://www.sun.com/) para aproximar o meio acadêmico do Mundo OpenSource. Para nós de TI é fundamental participar do OSUM, onde encontramos grupos de várias tecnologias (JavaFX, Netbeans, OpenSolaris, ...) e lá é possível encontrar muito material para estudo e tirar dúvidas nos fóruns, além de ter contato com as opniões de pessoas do mundo inteiro.

Eu criei o grupo do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB - http://www.ufpb.br/) no OSUM (http://osum.sun.com/group/ufpb_campusiv) e atualmente é liderado pelo OSUM Leader Dércio Silva (http://osum.sun.com/profile/Dercio), graduando em Ciência da Computação. Acompanhem o grupo e saiba todas as atividades realizadas por mim e por Dércio lá no Campus IV, em Rio Tinto.

Cadastre-se no OSUM e entre no grupo do Campus IV da UFPB você também.

Como foi: Aulão de Engenharia de Software na UFPB (JSP, Servlets e tecnologias Web)

No dia 3 de outubro de 2009, Diénert de Alencar Vieira, graduado em Tecnologia de Sistemas para Internet pelo Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB - http://www.ifpb.edu.br), graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - http://www.ufpb.br/), Engenheiro de Software da Dynavideo (Projeto ITVP - Compartilhamento de Conteúdos Multimídia para associadas da TV Brasil), empresário na IDEEN (Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital e Sistemas Web) fez um aulão sobre algumas tecnologias web que os estudantes da disciplina de Engenharia de Software da UFPB precisarão conhecer para o desenvolvimento do projeto.

Diénert fez um Overview da Arquitetura de Sistemas Web, fez um pequeno histórico em JSP e Servlets, deu uma visão básica de implementações usando JSF e Facelets (sem JBoss Seam), mostrou o JBOSS, Richfaces e apresentou o projeto que os estudantes deverão continuar, o Sistema Sistema Docente Discente de Graduação (S2DG).

Junte-se ao Unipê no OSUM

Entre você também no grupo do Unipê (http://www.unipe.br/) no Open Source University Meetup (OSUM - http://osum.sun.com/). O OSUM é uma rede social criada pela Sun (http://www.sun.com/) para aproximar o meio acadêmico do Mundo OpenSource. Para nós de TI é fundamental participar do OSUM, onde encontramos grupos de várias tecnologias (JavaFX, Netbeans, OpenSolaris, ...) e lá é possível encontrar muito material para estudo e tirar dúvidas nos fóruns, além de ter contato com as opniões de pessoas do mundo inteiro.

O grupo do Unipê (http://www.unipe.br/) é liderado por Lisieux Marie (http://osum.sun.com/profile/LisieuxAndrade), Renato Atouguia Leite (http://osum.sun.com/profile/RenatoAtouguiaLeite) e Luciano Nobre Moreira (http://osum.sun.com/profile/LucianoNobreMoreira). Eles promovem atividades constantes no Unipê que são divulgadas no grupo. Faça seu cadastro e fique bem informado dessas atividades.

Link do grupo: http://osum.sun.com/group/unipe

About

Hi, I am Sun Campus Ambassador at Federal University of Paraíba. João Pessoa, PB - Brazil

Search

Categories
Archives
« October 2009 »
SunMonTueWedThuFriSat
    
1
2
3
5
6
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
30
31
       
Today