Sexta-feira Abr 26, 2013

A diferença está em como Gerenciamos nossas Plataformas : Oracle Enteprise Manager

Desde os primórdios os seres-humanos procuram mecanismos de orientação, seja a posição do sol para definir o horário, a lua guiando as marés, a reação da caça que define o ataque. Observe então que com base em informações reais, uma ação é tomada, vemos o princípio de ação e reação presente em áreas primitivas de nossa convivência cotidiana. Mas quando o assunto é tecnologia, muitos de nós preferem andar no escuro, tatear, realizar “tentativa-e-erro”, ao ter que possuir uma ferramenta que lhe permita mostrar quais são os caminhos mais assertivos a seguir. Neste post, falaremos um pouco do Oracle Enterprise Manager , a ferramenta global de gerenciamento de todos os produtos da Oracle.

Visão Geral do Oracle Enterprise Manager

Nos dias de hoje é muito comum a prática da corrida, é saudável, é prazeroso, e não precisa você ser um semiprofissional para começar a investir num bom tênis e claro: Um medidor de frequência cardíaca, ou no jargão popular: Um polar. Através deste instrumento, praticantes do esporte podem acompanhar sua evolução, planejar seus treinos, verificar seu desgaste etc. Enquanto muitos fazem isso para uma corrida, vários correm totalmente no escuro quando o assunto é Gerenciamento de Ambientes e Aplicações em TI. O impacto desta negligência pode ser medido a todas as vezes que o sistema apresenta lentidão, ou simplesmente cai, ou resulta em prejuízos de ordem financeira e social (prestígio+credibilidade) para as empresas.

E como a TI adquire seus polares? Muitas das equipes criam seus próprios, criando um imenso número de Shell Scripts, de Cron Scripts, SED Scripts,System.out.Scripts etc, que nunca são consolidados, e geralmente só quem sabem utilizá-los é quem os fez.

Desde a camada de S.O, passando pelo Storage, Banco de Dados e Aplicações, cada uma das equipes responsáveis por esses assuntos muitas vezes tem seus scripts, ou mesmo ferramentas que auxiliam no trabalho da polar, mas ainda muito longe de serem integradas, colaborativas, assertivas e fáceis de serem utilizadas.

É exatamente para solucionar este GAP entre as diversas camadas de ambientes de aplicações que o Oracle Enteprise Manager se apresenta como uma solução universal para todos os produtos e suítes da Oracle.

Seja o Banco de Dados, o WebLogic, SOA Suite etc, Oracle Enterprise Linux, Exadata, Exalogic e todos os produtos da corporação possuem a mesma ferramenta: OEM – Oracle Enterprise Manager. O OEM também tem a capacidade de gerenciar outros produtos, sejam em nível de Banco de Dados, Servidores de Aplicações etc.

Em detalhes, veja onde o Enterprise Manager pode lhe ajudar com seus respectivos Packs:

Ops Center 

Gerencimaneto de DataCenters

Diagnostics and Tuning  & Database Lifecycle Management

Capturar problemas e apoiar no Tuning de Banco de Dados , Gerenciamento total da plataforma de Banco de Dados

Cloud Management Pack

Provisione seus Bancos de Dados numa nuvem privada, escale automáticamente com a ajuda do Oracle Enteprise Manager Cloud Control.  O OEM pode oferecer um ambiente de nuvem privada para seus clientes.

Real Application Testing, RUEI, Application Replay , Application Testing Suite

Completo conjunto de testes para suas aplicações, ambientes, plataformas e experiência do usuário totalmente centralizadas no OEM.

Weblogic Server Management Pack , SOA Management ,Management Pack for Identity Management

Gerência total dos ambientes WebLogic, Exalogic, Exadata, SOA, e Oracle IdM para sua empresa.

Suporte Móvel (IPhone)

Se você precisa de uma companhia nas suas corridas, além de ser polar, também pode levar uma versão do Oracle Enterprise Manager no seu bolso, assim, caso algum problema de gerenciamento, você terá a informação, alerta e até uma ação remediativa ao alcance das suas mãos.

Conclusão

Neste post, vimos uma rápida ideia de como o Oracle Enterprise Manager pode ajudar a sua empresa, e ir muito além de um polar das suas corridas, e sim, ser a plataforma completa para gerenciamanto total, nuvem privada, provisionamento, monitoração e testes para toda sua TI.

About

Edgar

Edgar Silva é Diretor de Negócios para Oracle Fusion Middleware na Oracle do Brasil. Este é um Blog que mistura negócios, tecnologias e idéias interessantes sobre o mercado de Middleware em geral.

Search

Categories
Archives
Abril 2013 »
SegTerQuaQuiSexSábDom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
     
       
Today