Começando...(do começo)

Ok, agora que já sabemos o que é ECM, vamos começar a trabalhar com esta tecnologia.

O grande coração da solução é o Content Server, ou servidor de conteúdo. Ele é o repositório que irá armazenar todos os documentos, imagens, vídeos, web sites... enfim, todo o conteúdo criado ou gerenciado pela solução.

O Content Server é uma ferramenta leve, totalmente baseada em Java e Web Services, que utiliza um banco de dados para repositório de metadados, e um servidor Web, para oferecer a interface web que os usuários irão utilizar para navegar.

Todos os demais componentes da solução que vimos no último post são integrados ao Content Server, e muitos são instalados como componentes do repositório. Por isso o repositório é um componente crítico da solução de ECM da Oracle. Só que, ao mesmo tempo, ele é extremamente simples de instalar, configurar e gerenciar!

Começaremos neste post uma sequência para instalação do Content Server, pré-requisitos e dicas de configuração.

O primeiro passo é analisarmos os pré-requisitos... tudo o que você precisa para instalar o Content Server é um sistema operacional: os homologados são Windows (2000 e 2003 Server), Linux (Oracle Enterprise Linux 4 ou 5, Red Hat 3, 4 ou 5, SuSE 9 ou 10) ou UNIX (Solaris 9 ou 10, AIX 5L, HP-UX 11i). Além disso, você precisará de um Banco de Dados (Oracle 9i ou superior, SQL Server 2000 ou 2005, Sybase ou DB2 8.1 ou 8.2) e um servidor Web (Apache ou IIS).

No nosso cenário, iremos instalar o Content Server em Windows 2003 Server, utilizando um banco Oracle Express como repositório e um Apache 2.0 como servidor Web. O Oracle Database Express é a versão gratuita do banco de dados Oracle e, embora não seja suportada em ambiente de produção, é a mais simples para o nosso ambiente de teste. Você pode fazer o download do banco Express clicando aqui. O Apache é gratuito, e o download pode ser feito neste endereço.

O Content Server está disponível no site da Oracle para testes por um período de 30 dias. O link para download é:

http://www.oracle.com/technology/software/products/content-management/index.html

Neste link, você pode fazer o download apenas do Content Server (primeira opção). Os demais componentes serão abordados no futuro.

Uma vez que você tenha estes 3 instaladores na sua máquina, poderemos começar a instalação, pelo banco de dados. Mas isto fica para o próximo post.

Até lá!

 

Comments:

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

bocadmin_ww

Search

Categories
Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today