[Tutorial] Aprendendo a Mexer com o Sun SPOTS, parte III: Meet the Sun SPOTS!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

To see a translation of this blog post in English, click here.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Continuando nosso tutorial sobre Sun Spots. Se você perdeu a segunda parte, confira-a aqui. Se você acabou de chegar e ainda nem viu a primeira parte, confira-a aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Há pouco tempo eu recebi um kit de Sun Spot da Sun, e peguei um kit que estava emprestado a um professor da pós-graduação na UFSC. Ou seja, estou com dois kits completos aqui. Como seria um pecado deixá-los encostados, eles terão dois usos a príncipio:

  1. Desenvolver algo (possivelmente um driver, ou um mini-software) que ajude pessoas com deficiências relacionadas ao movimento de mãos e dedos a mexerem no computador. Algo como um mouse com acelerômetro. Sim, eu pretendo explicar melhor esse projeto, até mesmo porque eu pretendo descrever cada etapa de planejamento e cada avanço aqui.
  2. Pretendo desenvolver um mini-curso envolvendo os Sun SPOTS. Se tudo der certo e algumas pessoas se interessarem, eu espero conseguir montar uma pequena equipe interessada em desenvolver um projeto com ele. Que projeto? Bom, vamos ver o que surge no mini-curso... :)

Ah, vocês querem ver como são os Sun SPOTs? Pois bem, eu tirei algumas fotos:

Essa é a caixa. É uma caixa realmente pequena e com desenhos esquemáticos do Sun SPOT.

Sun SPOT - dentro da caixa

Essa ilustração está na parte de dentro da caixa... em 9 passos, como montar e colocar seu Sun SPOT para funcionar! Meu detalhe favorito é o Sun SPOT com raios de luz ao redor na última imagem... você quase pode ouvir uma música sagrada ao fundo...

Sun SPOT - os aparelhos

Esses são os Sun SPOTs em si. O aparelho do meio é a base, que fica conectada ao PC e se comunica com os outros dois, que possuem os sensores, acelerômetros, etc.

Sun SPOT - todo o conteudo da caixa

E isso é tudo o que veio na caixa: o CD com o manual e as SDKs, os Sun SPOTS, o cabo USB e... eu ainda estou tentando descobrir o que são aquelas outras coisas. O cabinho cinza lembra aqueles cabos antigos de impressora, talvez seja um cabo de ligação serial/paralela com algum outro dispositivo... bom, o que interessa é que eu não precisa de nenhum deles para fazer testes simples com o Sun SPOT. Mas vou tentar verificar o que são esses cabos e adaptadores para a próxima parte do tutorial, sério!

Bom, para brincar um pouco, vamos tentar ligar o Sun SPOT ao PC e testar um programinha no Sun Spot de verdade.

Primeiro passo: conectar o Sun Spot ao PC, usando o cabo USB. A única dificuldade foi ter de escolher qual outra conexão USB do meu pc eu iria tirar... ah, porque fizeram esse laptop com meras três portas USB, que absurdo...

Depois, vamos abrir a SDK, que nós instalamos na primeira parte do tutorial. Ao abri-lo, ele abre em uma pequena página de tutorial, que possui um link para um Quick Start caso você possua os Sun SPOTs físicos. Abrindo essa guia, ele nos alerta para abrirmos um dos SPOTs que possui os sensores:

Sun SPOT - abrindo o SPOT

Por dentro, o Sun SPOT é assim:

Sun SPOT aberto

Talvez não esteja muito claro na imagem, mas temos os dois switches, os LEDs e os pinos digitais e analógicos.

Embora seja interessante ver o Sun SPOT sdk, ontem eu achei mais prático usar o próprio Netbeans - além disso, eu não consegui visualizar o SPOT quando eu não estava com a basestation conectada ao PC - como um dos SPOTs estava com a bateria fraca, eu o conectei via USB ao PC  Para colocar um projeto de aplicação no SPOT você precisa apenas clicar com o botão direito sobre o projeto e selecionar "Build Project + Deploy to Sun SPOT". Ou, se o projeto já estiver construído, apenas "Deploy to Sun SPOT".

Quando eu fui fazer isso pela primeira vez, apareceu uma mensagem de erro no console, avisando-me que a sdk dentro do SPOT estava desatualizada e que eu deveria atualizá-la. Para fazer isto, deve-se abrir o console e ir para a pasta do sdk do Sun SPOT (no meu caso, /home/cindy/sunSPOT/sdk ) e lá digitar o comando ant upgrade -Dport=porta/do/spot.

Dica: essa porta pode ser vista no próprio console do Netbeans. Em algum ponto do deploy ele diz algo como (please reset SPOT 0014.4F01.0000.1143 on port /dev/ttyACM0), e esta (/dev/ttyACM0) é a porta na qual o spot se encontra conectado.

Feito isso, basta dar o "Deploy to Sun SPOT" e pressionar uma única vez o botão do Sun SPOT quando o console pedir para que você o reinicie. Você deve ver uma mensagem como CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 13 segundos) ao final do processo.

Para ver seu programa rodando, aperta uma vez o botão do Sun SPOT (aquele que se encontra debaixo dele, do lado do cabo de conexão USB).

Vale avisar que o Sun SPOT já vem com um programa dentro dele, basta ligá-lo para vê-lo em funcionamento (ou ligá-lo antes ao PC, caso ele esteja com a bateria fraca). Esse é um vídeo que mostra o exemplo, que consiste em um led que fica deslizando de um lado para o outro, bastante parecido com o que foi desenvolvido na parte anterior do tutorial:

Bom, agora que nós já conhecemos o básico da teoria e já fizemos alguns testes simples com os Sun SPOTs, na próxima parte do tutorial eu espero começar a implementar algo "de verdade". Em paralelo, esperem posts sobre o projeto que eu quero desenvolver, inclusive com uma descrição mais elaborada. :)

Comments:

Muito bom mesmo, Cindy! Temos apenas um kit aqui, e por isso quase não usamos. Estamos usando o emulador mesmo... Mas eu vi uma exibição de uma utilização do sun spot como "controle de slide" no Java Day do ano passado. Muito legal!

Abraços,
Bruna.
x\*\*\*

Posted by Bruna Campos on Março 26, 2009 at 01:23 PM GMT+03:00 #

Olá, na minha universidade também estamos começando um projeto com o Sun SPOT e estamos com um kit, achei mt legal seus tutoriais e tb gostei mt da ideia do mini-curso... se puder me de mais informações sobre ele, gostaria de ir "trocando figurinhas" com vc sobre os projetos e tal...

abraços

Posted by David Barreto - UERJ on Abril 16, 2009 at 05:52 PM GMT+03:00 #

Cindy, como é que eu faço pra receber um kit SunSpot?

Posted by Leonardo Freitas on Abril 26, 2009 at 02:47 PM GMT+03:00 #

Olá Cindy!
Na universidade onde estudo estamos trabalhando em um projeto com Sun SPOT, no entanto estamos utilizando apenas o Emulador pelo fato de não sabermos qual o procedimento para comprar o Kit.
Assim sendo, você pode me informar como podemos fazer para adquirir o kit?
Obrigada!

Posted by Priscilla Dantas - UFRN on Fevereiro 08, 2010 at 09:29 AM GMT+03:00 #

Bom dia,

Tbm queria saber como consigo o KIT, aqui no brasil é tudo dificil.

Cleibson

Posted by Cleibson Gomes da Silva on Maio 25, 2010 at 08:58 AM GMT+03:00 #

Olá Cyndy seus tutoriais são muito bons,também estou trabalhando com o Sun Spot na minha universidade, O IFPB(Intituto Federal de educação ciência e tecnológia da Paraíba)campus cajazeiras, consegui um guite do Sun Spot para a realização de pesquisa com o mesmo, e estou me divertindo muito, gostei muito da ideía de mini-cursos e se for rolar mesmo me matenha informa.
Um Abraço Reudismam

Posted by Reudismam Rolim de Sousa on Julho 07, 2010 at 05:30 PM GMT+03:00 #

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

Blog com tutoriais relacionados a desenvolvimento de software, especialmente Java, e que conta com as experiências de desenvolvimento de uma menina maluquinha, digo, eu.

Search

Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today