Personalizando o Blog Sun

E finalmente eu criei meu blog Sun! Eu pensei em continuar apenas com o meu blog pessoal, o Disk Chocolate, mas achei que seria interessante manter um blog mais voltado a desenvolvimento e programação, e outro mais pessoal.

Com meu Sun ID em mãos, não foi muito difícil ir em blogs.sun e criar meu blog. O passo seguinte? Escolher o tema. Costuma ser uma decisão tomada em segundos pela maioria das pessoas, mas, bem...

  1. Eu sou uma pessoa EXTREMAMENTE indecisa. Sou do tipo que tem de pensar até quando alguém pergunta "está com fome?" e eu respondo "não... espera, sim! Eu estou com fome!"
  2. Eu gosto de webdesign, eu aprecio bons sites e sou maníaca por internet. Enfim, meu blog é a minha aparência na web e eu não consigo ser displicente com algo assim.
  3. Eu sou mulherzinha e tenho algumas frescuras, oras.

Ou seja, eu fiquei uns bons vinte minutos olhando os temas e não consegui escolher nenhum. Eu até comecei a alterar um dos temas para que ele ficasse com cores mais bonitas, já que ele por padrão tem uma paleta de cores laranja com marrom horrenda. Mas não deu certo - eu simplesmente não tenho talento para essas coisas, infelizmente.

Mas eu me lembrei que o Sun Blogs usa o Apache Roller. Que é livre. E que, diabos, deveria ter alguns temas no Google. Dito e feito: O primeiro resultado para "apache roller themes" é justamente... o Roller Themes. São poucos temas se comparados com a quantidade de temas que pode ser encontrada para o Wordpress, o que talvez seja explicado pelo viés mais "empresarial" do Roller.

É claro que é possível personalizar um tema livre qualquer para utilizá-lo no Roller, mas eu estava atrás de algo mais imediato. Claro, nada impede que futuramente eu venha a me aventurar por esses lados...

De qualquer maneira, eu acabei gostando bastante do tema Stylized e resolvi baixá-lo. Tema baixado e descompacto, restava saber como colocar esse tema no meu blog.

Não foi muito difícil descobrir o que deveria ser feito nessa tela, por exemplo (que pode ser vista escolhendo-se Design e então Themes no menu principal):

Apache Roller - Seleção de Tema

Depois de escolher Custom Theme e salvar, o que fazer? Bom, as imagens e outros arquivos que estejam em pastas separadas no tema devem ser carregas atrás do File Upload, que se encontra na aba Create & Edit:

Apache Roller - File Upload

Por exemplo, os temas costumam ter uma pasta chamada images. Cria-se, então, uma pasta com esse nome (digitando o nome na caixa ao lado de "New directory" e clicando em create), entra-se nessa pasta e então carregam-se os arquivos (até 5 por vez, com um máximo de 2MB por arquivo e 250MB no total).

No meu caso, eu tinha as pastas images e styles para carregar.

Feito isso, precisa-se alterar os templates. Isto é feito na parte de templates da aba de design:

Apache Roller - Templates

A raiz do meu tema possuía cinco arquivos: uma imagem de preview do tema, um arquivo theme.xml, um Weblog.vm, um _css.vm e um _day.vm. Apenas os arquivos .vm, que são os templates escritos em Apache Velocity, nos interessam. O arquivo Weblog já existe por padrão. Clique nele e use o bom e velho CTRL+C, CTRL+V do seu tema para o editor na tela e salve as alterações. Os arquivos _css e _day terão de ser criados, no entanto.

Adicione-os onde diz "Add new Template": Ambos são de action "custom", e nos dois casos o nome deve ser informado sem o .vm (já que se trata de uma extensão implícita nesse caso, por se tratar de um template). Após criar os arquivos, basta clicar no nome deles e, novamente, copiar e colar do seu tema para o editor na tela.

Após fazer isso e salvar suas alterações, seu blog já deve estar com o novo tema. Deu certo por aqui, como vocês podem perceber :-)

Uma coisa que eu percebi ao olhar os temas é que é as tags para que o tema pegue os arquivos nos lugares certos é bastante simples. Por exemplo, no _css.vm, que é um arquivo de css dinâmico e que pega as imagens do tema, as imagens são referenciadas da seguinte maneira:

background: #FFFFFF url($url.resource("images/img01.gif")) repeat-x;

Onde $url.resource certamente serve para recuperar o endereço da pasta de recursos do blog, e então adiciona-se o endereço relativo do recurso, no caso a imagen img01.gif na pasta images.

Já no caso dos templates, onde Weblog.vm adiciona _css.vm como folha de estilos, temos algo como:

<style type="text/css">#includeTemplate($model.weblog "_css")</style>

Fica a dica para quem estiver tentando modificar um tema. Mas, claro, a melhor dica continua sendo fuçar nos temas já existentes, até porque você pode começar a personalizar seu tema a partir de um dos temas que a Sun oferece.



Comments:

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

Blog com tutoriais relacionados a desenvolvimento de software, especialmente Java, e que conta com as experiências de desenvolvimento de uma menina maluquinha, digo, eu.

Search

Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today