Apresentação Introdutória ao Open Solaris

Nesta terça-feira ocorreu a minha primeira apresentação como embaixadora de Campus Sun para uma turma de Sistemas de Informação na UFSC.

Confesso que faria algumas coisas de maneira diferente se fosse reapresentar, como desligar o ar-condicionado para que o pessoal do fundo pudesse me ouvir, e levar uma garrafinha de água para ir tomando. Ah, eu teria me preparado melhor para apresentar o DTrace, acabei achando que não iria apresentá-lo na prática e houveram pessoas interessadas. Para a próxima apresentação eu vou tentar configurar o plugin do Netbeans corretamente para mostrar algumas aplicações interessantes. Mas, de maneira geral, acho que foi uma palestra bastante interessante, especialmente considerando que foi a primeira.

Os slides apresentados foram esses:


Gostaria de deixar registrado aqui alguns links relevantes para quem se interessou por algum tema da palestra:

Visão Geral Sobre o Open Solaris

  • site oficial: opensolaris.org
  • e-book "Introdução a sistemas operacionais: uma abordagem prática usando o projeto OpenSolaris" pode ser baixado aqui. Outros documentos curtos a respeito do sistema podem ser baixados aqui. Este e-book é o mesmo livro que foi distribuído na palestra (uma cópia para a professora, quatro para os alunos).
  • Artigo: Configurando um Tri-boot: Windows, Ubuntu e OpenSolaris
  • Blog: The Observatory (inglês) (vale conferir, escrito por pessoas envolvidas no projeto)
  • Cheat Sheet, sempre útil!

IPS - Image Packaging System

Sistema de pacotes amigável para o desenvolvedor, já que conta com facilidades para a criação de repositórios.

DTrace

O DTrace é a ferramento do Solaris/Opensolaris que permite instrumentação dinâmica através de scripts escritos em linguagem de alto nível. Em bom português, trata-se de uma maneira de conseguir monitorar todo o sistema, atrás de problemas de perfomance, gargalos, problemas em hardware, etc.

ZFS - ZettaByte File System

ZFS é o sistema de arquivos do Solaris/Opensolaris e conta com atributos como alta-confiabilidade, auto-recuperação, redimensionamento de partições "on the fly" e espaço de armazenamento infinito (256 quadrilhões de zettabytes).

Zones / Containers

Zones/Containers servem como uma espécie de "virtualização leve", permitindo diferentes caixas-de-areia para as mais diversas necessidades, como ambientes de teste de desenvolvimento, com recursos compartilhados ou não.

Pronto, quem se interessou pelo sistema agora tem um bom ponto de partido caso deseje se aprofundar em algum desses assuntos :)


Comments:

A turma agradece imensamente a tua apresentação. Estava ótima!
Foi muito importante conhecer estes detalhes do sistema.
Outras coisas a gente vai descobrindo aos poucos :-)

Abraço.

Posted by Carla Merkle Westphall on Abril 02, 2009 at 10:25 PM GMT+03:00 #

Cara Cindy, achei muito legal sua apresentação; fez exatamente o que precisava, apresentar o "opensolaris" cuja distribuição ainda não conhecia. E já testei o live cd, e adorei!
Até a próxima e vamos em frente.
Beijos!

Posted by Paulo Roberto Freitas on Abril 26, 2009 at 07:22 AM GMT+03:00 #

Consegui linkar a imagem! Tava errando besteira.

Bjs!

Posted by Leonardo Sousa De Freitas on Abril 26, 2009 at 03:02 PM GMT+03:00 #

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

Blog com tutoriais relacionados a desenvolvimento de software, especialmente Java, e que conta com as experiências de desenvolvimento de uma menina maluquinha, digo, eu.

Search

Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today