Solução para BPM?

Agora que já conhecemos um pouco mais a importância dos processos no nosso dia-a-dia e em como a tecnologia da informação (TI) pode suportar esta visão de processos, através de uma orientação a serviços, resta-nos uma pergunta: "Afinal o que é Gestão de Processos de Negócio(BPM)? Trata-se de um conceito relacionado a alguma tecnologia ou software em particular, ou trata-se de uma abordagem completamente voltada a negócios?"

Para auxiliar a responder esta pergunta, extrai a seguinte definição de BPM, publicada em 2007 pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals):


"Business Process Management (BPM) is a disciplined approach to identify, design, execute, document, monitor, control, and measure both automated and non-automated business processes to achieve consistent, targeted results consistent with an organization's strategic goals. BPM involves the deliberate, collaborative and increasingly technology-aided definition, improvement, innovation, and management of end-to-end business processes that drive business results, create value, and enable an organization to meet its business objectives with more agility."

Ciclo_Resumido_2.PNG
Na prática o BPM é uma disciplina voltada para administrar todo o ciclo de vida de processos. Compreende diversas etapas que englobam desde a concepção, modelagem e simulação, passando pela execução e alcançando a monitoração e o controle dos processos. Uma das mensagens mais importantes que podemos extrair do BPM é o fato de ser um modelo de gestão de melhoria contínua, que deve estar sempre alinhado aos objetivos estratégicos do negócio e, que por este motivo, acaba por cruzar os diferentes departamentos, áreas e unidades de negócio de toda uma organização. O BPM é pois um ciclo que não se encerra em uma de suas fases, como por exemplo, na monitoração e controle. Muito pelo contrário. É nesta fase, por exemplo, onde extraem-se informações e indicadores importantíssimos sobre a execução dos processos. Informações estas que devem voltar para a área de negócios, estimulando a otimização do processos, e auxiliando no alinhamento entre a estratégia de TI e os objetivos do negócio (Ver figura 1: Ciclo de melhoria contínua de BPM).
Figura 1: Ciclo de Vida de BPM



E para atender a todo o ciclo de gestão de processos a Oracle tem uma solução compreensiva que engloba todas as diferentes fases do BPM. Oferece um pacote que, além de ser rico em funcionalidades, atende aos diferentes papéis e perfis dentro de uma organização: usuários de negócios, gestores, técnicos, administradores, entre outros.




Ciclo_Resumido_2.PNG
Figura 2: Solução Oracle para BPM



A suite Oracle é composta de três componentes-chave:



Oracle BPA Suite: Solução completa para modelagem, análise, simulação e publicação de processos de negócio em toda a organização. Oferece uma interface simples e intuitiva voltada aos usuários de negócio (pessoas que conhecem os processos da empresa). Apresenta um papel estratégico pois é nesta fase que a "inteligência" do negócio é capturada, ao mesmo tempo em que são gerados mapas estratégicos, diagramas de cadeia de valor, modelos de processos de negócios, entre muitos outros padrões e modelos. Possui uma abordagem de desenvolvimento "top-down", na medida em que fornece o ferramental necessário para capturar desde os objetivos estratégicos do negócio até detalhamentos de atividades de um processo. A simulação é outro recurso poderoso que permite conhecer melhor os processos, comparar cenários e realizar otimizações antes mesmos de colocá-los em execução. Um dos maiores diferenciais desta solução é, sem dúvida, o fato dela estar integrada à suite de execução de processos, o Oracle SOA Suite. Esta integração permite, por exemplo, a geração automática de um modelo em padrão de execução (BPEL - Business Process Execution Language) à partir de uma notação de modelagem de processo de negócio (ex. BPMN - Business Process Modeling Notation). A integração bi-direcional entre as ferramentas, simplifica muito a comunicação entre as áreas - negócios e TI - auxiliando no alinhamento entre TI e a estratégia organizacional. Mais informações...


Oracle SOA Suite - BPEL/Business Rules: Solução para a implementação e execução de processos negócios. A arquitetura modular e flexível da Oracle SOA Suite permite que serviços sejam criados, gerenciados e orquestrados em aplicações compostas e processos de negócios. A suite endereça importantes questões como, por exemplo, o suporte a processos de workflow com interação humana, regras de negócios (ou business rules), além da orquestração de serviços em processos de negócio. A suite possui recursos poderosos para integração de sistemas, propiciando ampla conectividade com diferentes tipos de aplicações, incluindo o legado da empresa. Tal capacidade permite reaproveitar e otimizar os investimento já existentes, além de agilizar a entrega de novos processos e serviços. Mais informações...


Oracle SOA Suite - BAM: Mas afinal como monitorar e ter visibilidade de seus processos de negócio em tempo real? A resposta está em um produto chamado Oracle BAM. O BAM (ou Business Activity Monitoring) é uma prática, que se baseia no uso da tecnologia para definir, monitorar e analisar indicadores de performance (ou key performance indicators - KPIs), gerar alertas e reagir pró-ativamente - em tempo real - diante de determinados eventos de negócios. O Oracle BAM é uma solução completa que suporta a criação de dashboards(ou painéis) interativos, além da criação de alertas pró-ativos (emails, SMS, etc), permitindo o monitoramento em tempo real de serviços e processos de negócios. O BAM oferece aos executivos, gerentes de operações e áreas de negócios em geral, as informações de que precisam para tomar melhores decisões e agir rapidamente diante de mudanças no ambiente de negócios. Mais informações...




Bom, agora já conhecemos um pouco mais sobre os produtos e soluções de BPM da Oracle. Nos próximas oportunidades entrarei mais a fundo em cada um destes componentes, apresentarei dicas, novidades, material de apoio e outros tópicos de interesse.



Obrigado, e até a próxima!

Comments:

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

bocadmin_ww

Search

Categories
Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today