Tutorial Projeto Darkstar (parte I)

Durante os próximos dias eu farei aqui no blog uma série de posts baseados no Hands On Lab do JavaOne que abordou o Projeto Darkstar. Nestes posts, vou mostrar um passo-a-passo de como instalar e configurar servidor e cliente e vou também rodar algumas aplicações.

Para acompanhar os exemplos, será necessário que você esteja utilizando o Java SE platform 6, versão 1.6.0 ou mais recente. Nos exemplos mostrados aqui, serão usados o sistema operacional OpenSolaris, o Maven versão 2.0.9 (ou mais recente) e o Netbeans 6.7. Como utilizaremos o Netbeans 6.7, não será necessária a instalação do plugin para o Maven, pois o mesmo já está incluso na instalação padrão.


- Instalando o Maven

Caso você ainda não tenha o Maven instalado, acesse o link http://maven.apache.org/download.html e faça o download da versão mais recente.
Depois, extraia o conteúdo do arquivo baixado para uma pasta de sua escolha. Neste exemplo, ele foi extraído para /export/home/thiago/Java .
O próximo passo é configurar o Netbeans corretamente para que ele reconheça a versão do Maven baixada.
Para isso, clique no menu "Ferramentas" e depois em "Opções". Em "Miscelânia", selecione a aba "Maven" e inclua no campo "Início do Maven Externo" o endereço no qual você extraiu o Maven.

Além disso, baixe o repositório do Maven que vamos utilizar nos exemplos e inclua o endereço no campo "Repositório Local", como no exemplo abaixo:




- Baixando o Projeto Snowman

Uma das aplicações que iremos utilizar é o Projeto Snowman (veja o site do projeto), um jogo estilo "Bandeira". Segue o link dos arquivos que utilizaremos em nosso exemplo:


- Instalando o Servidor do Projeto Darkstar

Baixe o servidor em http://www.projectdarkstar.com/current-distribution.html

Aqui será utilizada a versão 0.9.10. A instalação não poderia ser mais simples: apenas extraia o arquivo baixado para uma pasta de sua preferência e o servidor já está pronto para ser utilizado. Após a extração, você terá o seguinte conteúdo:




O diretório bin possui os arquivos .jar necessários para iniciar (sgs-boot.jar) e encerrar (sgs-stop.jar) o servidor.
Você deverá incluir no diretório deploy os arquivos .jar das aplicações que serão utilizadas.

Ok, vamos agora fazer nosso primeiro teste. Copie o arquivo tutorial.jar contido no diretório tutorial para o diretório deploy e execute o comando:

java -jar bin/sgs-boot.jar

A saída deve ser algo como:




Para encerrar o servidor, abra um novo terminal, aceda à pasta do servidor e digite:

java -jar bin/sgs-stop.jar

(Embora um bom e velho Ctrl-C já resolva)

No próximo post da série começaremos a utilizar o Projeto Snowman no Netbeans.

Até mais!

Comments:

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

Thiago Sá é estudante de graduação de Engenharia de Teleinformática na Universidade Federal do Ceará e atualmente exerce a função de Embaixador de Campus da Sun Microsystems em Fortaleza, CE.

Search

Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today