Oracle OLAP Option ou Essbase? Qual das duas tecnologias eu devo utilizar?

Essa é uma das perguntas que eu mais tenho ouvido nos últimos meses, principalmente depois que a Oracle adquiriu a Hyperion. Apesar de ser uma pergunta que no primeiro momento parece ser complexa, eu particularmente acho que a sua resposta é bastante simples.

Como todos devem saber o Banco de Dados Oracle é até hoje o único banco de dados relacional que também permite implementar a arquitetura multidimensional no mesmo motor relacional, utilizando para isso um atributo BLOB (Binary Large OBject). Essa capacidade é vendida como um Opcional ao Banco de Dados Enterprise conhecido como OLAP Option.

Para eu poder responder de forma clara a nossa pergunta sobre quando utilizar o Oracle OLAP Option ou ESSBASE, eu vou inicialmente introduzir de forma simples o conceito da necessidade do banco de dados multidimensional.

Quando surgiu a estratégia de DSS (Decision Support Systems), o principal intuito era oferecer informação gerencial, mas geralmente existia a necessidade de sair de uma informação acumulada e visualizar informações mais detalhadas, oferecendo agilidade/flexibilidade para a análise de negócios e identificação de possíveis problemas.

Descobriu-se no entando que não era tão simples oferecer informações acumuladas a partir de um bancos de dados normalizado. E surgiu a necessidade de desnormalizar esse banco de dados de acordo com a necessidade da área de negócios. Essa estratégia de modelagem passou a ser conhecida como modelagem dimensional e assim surgiram os Data Marts, modelos de dados desnormalizados que tratam de um assunto ou área específica.

Com o modelo desnormalizado reduziu-se o número de JOINS que exigem maior processamento por parte dos bancos de dados relacionais, até que surgiu a ideia de eliminar os JOINS totalmente, criando uma estrutura cartesiana entre as dimensões/perspectivas de análises, dando origem aos bancos de dados multidimensionais.

O banco de dados multidimensional então é o cruzamento de todos os dados para um melhor desempenho às consultas agregadas e consultas adhoc.

Agora vamos para a resposta de nossa primeira pergunta, e para isso vou dividir em duas necessidades específicas:

MINHA NECESSIDADE É DESEMPENHO DE MEU DATA WAREHOUSE / DATA MART 

Se hoje você utiliza banco de dados Oracle para seu ambiente de Data Warehouse e Data Marts, e necessita de um tempo de resposta melhor para suas consultas, você deve analisar a possibilidade de utilizar o Oracle OLAP Option, pois ele oferece um melhor desempenho para esses ambientes, e se você utilizar o Oracle 11g, você pode inclusive criar um ambiente Híbrido (HOLAP) entre MOLAP/ROLAP de forma automática com o Oracle. Posso dizer que é uma das funcionalidades mais fantásticas que eu vi em termos de implementações dimensionais, e até agora nenhum outro fornecedor possui funcionalidade similar.

Se você possui um Data Warehouse e Data Marts em qualquer outra tecnologia eu acredito que o mais interessante seria construir seus modelos MOLAP com o Oracle Essbase, e seu uso seria muito similar ao do OLAP Option, pois ele aumentaria o desempenho às consultas agregadas e adhoc. Para realizar o link HOLAP você poderia configurar através do Essbase ou através do Oracle BI Server, que é nossa camada de metadados.

MINHA NECESSIDADE É FLEXIBILIDADE PARA O USUÁRIO DE NEGÓCIOS

Muitas vezes existe a necessidade de testar modelos de negócios, que são conhecidos como análises WHAT-IF, onde pode-se definir/criar diversos cenários de negócios para entender o comportamento do negócio e desenhar a estratégia, bem como definir o planejamento de uma determinada empresa.

Nesse caso o mais indicado seria implementar a solução com o Oracle Essbase, principalmente porque :

  • ele possui inteligência financeira e entende conceitos como receita e despesa;
  • ele permite flexibilidade do usuário acessar o cubo através do Excel;
  • ele permite o chamado writeback, ou seja, que o usuário altere as informações do cubo;
  • ele permite construção de fórmulas complexas, inclusive utilizando vba scripting;
  • ele possui alto desempenho e suporta cubos de grande volume;

Esses são conceitos básicos para saber qual seria a melhor forma para selecionar o banco de dados multidimensional. Espero que as dúvidas sobre quando utilizar uma tecnologia ou outra tenha sido esclarecida.

Para maiores informações você pode acessar o link no site da Oracle :

ORACLE OLAP OPTION : http://www.oracle.com/technology/products/bi/olap/olap.html

ORACLE ESSBASE : http://www.oracle.com/technology/products/bi/essbase/index.html

Comments:

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

... de negócios

Search

Categories
Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today