Como aumentar o desempenho de suas consultas com o Oracle BI Server

Uma das principais preocupação de Business Intelligence é com respeito ao desempenho de consultas agregadas, onde muitas vezes dependendo do volume de informações e de características como a capacidade do servidor de data warehouse, nem sempre atendem às demandas de SLA (Service Level Aggrement) que você tem com seus clientes.

Portanto nesse POST eu vou comentar sobre uma funcionalidade muito interessante do Oracle BI Server que pode ser muito útil a todos vocês, essa funcionalidade é o Oracle Aggregate Wizards que constrói uma estrutura de cache persistente para um melhor desempenho de suas consultas.

Em nosso exemplo estaremos utilizando a versão 10.1.3.4 do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para Windows com a base de exemplo SAMPLE SALES que vem pode DEFAULT configurado com a instalação, mas esse mesmo conceito/funcionalidade pode ser aplicado para outras versões em outros sistemas operacionais.

O Primeiro Passo para utilizar essa funcionalidade é criar todas as hierarquias para as dimensões de seu modelo de negócios. Desta forma podemos selecionar quais serão os níveis em que realizaremos a agregação.

image

Uma vez que foram criadas as Hierarquias para o Modelo, podemos acessar o Aggregate Wizard através do menu Tools -> Utilities -> Aggregation Persistence Wizard. Clique no Botão "Execute..." e inicia-se o assistente.

No primeiro passo vamos definir qual será o arquivo de saida de nosso Assistente, selecione um diretorio qualquer, em nosso exemplo vamos utilizar "C:\AGGREGATE".

image Assim que preencher o nome do arquivo, Clique em NEXT.

Agora definiremos quais as métricas que serão consideradas para a Agregação, nesse caso podemos selecionar apenas métricas de uma mesma FATO Lógica. Se você estiver trabalhando com mais de uma FATO Lógica, será necessário repetir este passo para cada uma delas.

image Assim que selecionar as métricas, clique em NEXT.\

Agora escolheremos os níveis que serão utilizados para a agregação. Selecione todos os níveis com maior utilização e que necessitam de desempenho. Procure manter um equilíbrio não selecionando os níveis mais detalhados.

image Assim que terminar sua seleção, clique em NEXT.

Agora selecionaremos onde nosso CACHE Persistente será gravado, e para isso teremos que selecionar um Connection Pool. Para isso é interessante criar um SCHEMA no Banco de Dados que irá armazenar todo o seu cache agregado, desta forma é mais simples sua administração. Neste caso eu selecionei o Connection Pool do SCHEMA SH de um banco de dados Oracle 11g. Você pode selecionar qualquer um, inclusive de outras tecnologias.

imageAssim que selecionar o connection pool de sua preferência, clique em NEXT.

A primeira parte de nosso trabalho está terminada, agora é só selecionar "I'm done" e clicar em NEXT, se você ainda tiver a necessidade de construir outras agregadas, selecione "Define another aggregates" e clique em NEXT.

image 

Clicando em NEXT, o Oracle BI Server criará o nosso arquivo em "C:\AGGREGATE.sql" com o comando para criação e manutenção de nossas agregadas.

image Agora clique em FINISH.

Para executar o comando solicitando a criação de nosso cache persistente, execute o seguinte comando através do Sistema Operacional.

C:\>nqcmd -dAnalyticsWeb -uAdministrator -pAdministrator -sC:\AGGREGATE -oAGGREGATE.log

image

Saia do Administration Tool e entre novamente no modo ONLINE, expanda o Connection Pool e veja que agora aparecem algumas tabelas em VERMELHO. Essas tabelas foram geradas pelo Oracle BI Server para serem suas agregadas persistentes.

image

Para modificar o PREFIXO dessas tabelas, apenas configure no arquivo NQSCONFIG.INI o seguinte parâmetro:

AGGREGATE_PREFIX = "BI_AGG_" ;

Para automatizar a criação dessas tabelas agregadas, configure o Oracle Scheduler e agende sua execução para que haja a atualização das agregadas uma vez que você atualizou seu Data Warehouse. Mas trataremos do Scheduler em outro POST.

 

Espero que essas informações sejam úteis para vocês. Até a próxima !!!

Comments:

Obrigado pela dica Renato, estavamos passando exatamente por isso! Abraco!

Posted by Cassio N Sousa on Fevereiro 04, 2009 at 01:14 PM BRST #

Post a Comment:
  • HTML Syntax: NOT allowed
About

... de negócios

Search

Categories
Archives
« Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    
       
Today