X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • February 26, 2019

Tecnologia vira aliada e ajuda postos de gasolina a fidelizarem clientes

Guest Author

Soluções de Big Data, Analytics, IA e IoT permitem que companhias ofereçam experiência completa aos consumidores.

Por Marcos Panichi *

O processo de transformação digital pode trazer ganhos significativos para as mais diversas indústrias. Na área de Oil & Gas (Óleo e Gás), por exemplo, essa digitalização tem o potencial de criar cerca de US$1 trilhão em valor para as empresas, segundo dados do Fórum Econômico Mundial.

Não por acaso, novas tecnologias como Big Data, Analytics, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) vem recebendo cada vez mais atenção do setor. É o que diz um white paper recente sobre o assunto produzido pelo Fórum em parceria com a Accenture. 

As tecnologias emergentes permitem que as companhias gerenciem e analisem as suas informações de forma mais ágil e inteligente e automatizem funções-chave, de forma a oferecer uma experiência mais completa, integrada e personalizada aos seus consumidores finais. 

Leia mais: 5 perguntas frequentes sobre as soluções de CX da Oracle

O documento mostra que 57% das empresas de Óleo e Gás já investem em aparelhos móveis, enquanto 44% fazem o mesmo com IoT e 38% com Big Data. Apesar de investimentos mais baixos na atualidade (16%), IA aparece como uma das áreas de maior crescimento no segmento para os próximos anos, uma vez que 23% dos entrevistados também pretendem investir na tecnologia no futuro próximo.

Ao adotar uma plataforma como a Oracle CRM – CX Cloud Suite, uma rede de postos pode saber, por exemplo, que um consumidor costuma abastecer o veículo com um tipo de combustível e realizar uma compra determinada em conjunto, como um café ou sanduíche, na sua loja de conveniência. Com esses dados em mãos, é possível oferecer um desconto ou combo, de modo a integrar os diferentes serviços e atender melhor às necessidades do cliente.

Contar com uma solução deste tipo também permite que a empresa encontre outras formas de fidelizar sua base de clientes. A lista de possibilidades inclui o uso de dados de geolocalização via smartphone (desde que liberados pelos clientes, é claro) para informá-los sobre produtos específicos e promoções especiais oferecidas nos postos e lojas mais próximos.

Por fim, vale destacar como a Inteligência Artificial e o Machine Learning (Aprendizado de Máquina) podem ajudar a fornecer um atendimento completo ao consumidor por meio dos cada vez mais comuns chatbots. Os assistentes virtuais podem responder perguntas e tirar dúvidas de forma automática e rápida, no momento desejado pelo cliente.

Em um mundo cada vez mais digital, tornou-se obrigatório que as companhias do setor de Oil & Gas aproveitem os benefícios oferecidos pelas tecnologias, emergentes e já estabelecidas, para estar sempre à frente na busca constante pela melhor experiência para os consumidores.

* Marcos Panichi é Diretor de Contas para Indústria de Oil&Gas.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.