X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • February 8, 2019

Tecnologia traz mais sustentabilidade e segurança ao setor de recursos naturais

Guest Author

O uso de soluções tecnológicas está transformando a forma de produzir recursos naturais como carvão, minério de ferro, petróleo e gás.

Redação Oracle

Assim como em outros setores, a tecnologia vem ganhando espaço e importância na exploração de recursos naturais nos últimos anos. Independentemente da área de atuação, o fato é que as empresas do setor hoje avançam em ritmo acelerado rumo à transformação digital e às novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data. 

Além de uma habilitar uma operação mais ágil e com custos menores, a adoção de soluções avançadas de automação, análise avançada de dados e gerenciamento remoto permite que essas organizações sejam mais eficientes e atuem sempre de acordo com as regulamentações ambientais, cada vez mais importantes globalmente. 

Leia mais: Indústria 4.0 e o futuro da manufatura

Não por acaso, um artigo publicado no Harvard Business Review destaca como o setor de recursos naturais está se transformando em uma indústria tecnológica. “Hoje a tecnologia é o novo petróleo, e está mudando o jogo para os produtores de grandes commodities como petróleo, carvão, minério de ferro, gás natural e cobre”, afirma um trecho do texto assinado por dois especialistas da McKinsey. 

Em outro artigo sobre o assunto, intitulado “How technology is reshaping supply and demand for natural resources” (“Como a Tecnologia está Remodelando o Fornecimento e a Demanda por Recursos Naturais”), a consultoria aponta como as tecnologias permitem que os produtores tenham acesso a minas e poços antes inacessíveis e utilizem a “análise sofisticada de dados” para identificar, extrair e gerenciar recursos naturais.

Os chamados caminhões autônomos, por exemplo, são uma das principais tendências da atualidade em mineração. Com o uso desses veículos, que conseguem identificar eventuais obstáculos a partir de sistemas inteligentes, as empresas podem operar com maior eficiência, produtividade e segurança. 

Outra aplicação da tecnologia que vem chamando a atenção é o uso de Realidade Virtual (VR) para que os mineradores possam treinar e planejar explosões em minas dentro de um ambiente virtual seguro e controlado, conforme mostra uma reportagem recente da BBC News.

Em um cenário complexo como o mercado de recursos naturais, marcado pela grande quantidade de informações e variáveis, é essencial contar com uma plataforma como a Oracle Primavera EPPM. O pacote de soluções permite que as empresas gerenciem seus projetos de forma inteligente e colaborativa para que estejam sempre preparadas para identificar riscos, corrigir problemas e realocar recursos.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.