X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • February 19, 2019

Seu provedor de ERP investe em tecnologia emergente?

Guest Author
This is a syndicated post, view the original post here

Um sistema de gestão empresarial em nuvem que seja integrado às novas tecnologias e cumpra realmente seu papel pode auxiliar as empresas a ganhar trilhões de dólares em produtividade.

Por Cara Vollmer *

Tecnologias emergentes habilitadas para a nuvem estão mudando a forma como as empresas operam e competem — e o Departamento Financeiro, especificamente, está pronto para a transformação. Equipes financeiras passam 85% de seu tempo em tarefas manuais que requerem trabalho intenso, deixando pouco tempo para inovação, diz Juergen Lindner, Vice-Presidente de Marketing de Produto para Software as a Service na Oracle. Mas, com avanços como IA, aprendizado de máquina, automação de processos robóticos e blockchain, isso está mudando rapidamente.

“O Departamento Financeiro é o ponto estratégico em que novas tecnologias podem realmente fazer a diferença no futuro próximo”, comenta Lindner. “Os próximos três a cinco anos serão fundamentais para a trajetória de crescimento da empresa.”

Leia mais: A era das Finanças 4.0: como a nuvem irá transformar a gestão financeira da sua empresa

De fato, CFOs que adotarem tecnologias de nuvem agora podem liderar uma explosão de produtividade prevista em US$ 2 trilhões nos EUA na próxima década — se tiverem uma solução de nuvem de ERP que possa cumprir seu papel. De acordo com um novo relatório do Aberdeen Research Group, “The Future-Ready ERP Cloud: O Que Esperar”, as empresas estão priorizando a modernização de seus sistemas de negócios, percebendo que “a tecnologia é o motor para o sucesso em todas as outras áreas”.

Nem todos os provedores de ERP, entretanto, são iguais quando se trata de tecnologias emergentes. Quando avaliarem parceiros de nuvem atuais e potenciais, os líderes de departamentos financeiros devem considerar três perguntas:

1. Com que rapidez você pode aproveitar novas tecnologias de nuvem?

Sua ERP em nuvem deve não apenas incorporar tecnologias emergentes, mas disponibilizá-las imediatamente. “Quando selecionar um parceiro de inovação de negócios, você precisa de mais que um conjunto de ferramentas”, comenta Maria Jimenez, Vice-Presidente de Inteligência Competitiva de Nuvem da Oracle. “Precisa de valor comercial instantâneo, desde o primeiro dia.”  

Muitos provedores falham nisso, fornecendo apenas a plataforma para habilitar novas tecnologias. Para tornar um aplicativo viável, os usuários precisam gastar tempo e dinheiro com integradores de sistemas, consultores e até mesmo seus próprios cientistas de dados. 

Com o Oracle ERP Cloud, tecnologias emergentes são nativamente integradas em aplicativos, fornecendo acesso instantâneo aos benefícios de IA, blockchain e outros. “Achamos que o blockchain, em particular, será um divisor de águas para o Departamento Financeiro”, comenta Lindner. “Ele oferece enorme transparência, transformando completamente processos como o fechamento financeiro.” 

2. O mecanismo do ERP em nuvem está funcionando eficientemente?

A maioria das pessoas não compra um carro novo feito de peças de diferentes veículos, ou que seja essencialmente o modelo do ano anterior com uma pintura nova e brilhante. A mesma consideração deve ser dada ao ERP em nuvem, comenta Jimenez, que recomenda aos líderes do Departamento Financeiro a "olharem debaixo do capô" antes de se comprometerem.  

Alguns provedores se tornaram bons de conversa, mas quando você examina a solução ‘de última geração’ deles, descobre vários aplicativos herdados reunidos, ou um aplicativo herdado que é simplesmente hospedado na nuvem”, observa ela. 

Isso não funciona para as melhores empresas da categoria, que estão procurando verdadeiras soluções de ERP de SaaS com integração incorporada — e têm 76% mais probabilidade de considerar isso como um elemento crítico em sua decisão de compra, comenta o Aberdeen Group. As empresas não querem uma mistura de tecnologias mais antigas conectadas por meio de middleware a vários pontos de integração”, diz o relatório do Aberdeen Group. “Elas querem um único provedor com uma solução completa desenvolvida para a nuvem.”

Veja o caso da Textron, uma empresa multissetor que precisava de um sistema de gerenciamento financeiro moderno e escalável. Depois de migrar de um sistema altamente personalizado de 20 anos no ambiente local para o Oracle ERP Cloud, a Textron tem mais de 20 componentes residentes em uma plataforma de integração direta, e está em uma posição ideal para crescimento.

3. O provedor de nuvem está realmente envolvido com as tecnologias emergentes?

Para garantir que um provedor de ERP possa manter você em dia com a tecnologia, preste atenção em quanto ele investiu em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, procure um parceiro que seja financeiramente seguro, tenha boa reputação na comunidade de analistas e possa fornecer orientação e suporte de longo prazo para levar você aonde precisar ir. Isso significa olhar além do back-office, observa Lindner. “O Departamento Financeiro é um elemento central da empresa inteligente de hoje, mas tenha o insight e escolha um provedor baseado em como ele aplica tecnologias emergentes em todas as linhas de negócios na empresa inteira.”

 * Cara Vollmer é Estrategista de Conteúdo Sênior da Oracle

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.