X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • July 18, 2018

Saúde, educação e justiça: como a tecnologia pode transformar a sociedade

Guest Author

Representantes de instituições de saúde, justiça e educação compartilharam experiências durante o Oracle OpenWorld Brasil 2018.

Autor: Redação Oracle

Cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, a tecnologia alcançou nos últimos anos um protagonismo nunca antes visto. Por meio de diferentes avanços, temos hoje ferramentas e soluções que podem realmente mudar o mundo. 

Esse potencial transformador da tecnologia na sociedade foi o tema principal de um painel realizado durante o OpenWorld Brasil 2018, no último dia 21 de junho, em São Paulo. Mediada pelo Vice-Presidente de Setor Público da Oracle, Alexandre Paiva, a conversa contou com a participação de profissionais de algumas das áreas com maior impacto na sociedade: saúde, educação e justiça, que foram representadas por diferentes organizações. 

Leia mais: Oracle OpenWorld Brasil 2018 discute automação na nuvem e o poder da tecnologia

Saúde 

O CTO da rede médica Dr. Consulta, Gaston Perez, falou sobre as possibilidades trazidas por tecnologias emergentes como Inteligência Artificial (IA), Deep Learning e Machine Learning. “Acho que o digital vai mudar tudo, e em poucas indústrias ele vai mudar tanto as coisas como na área de saúde”, afirmou o profissional, que apontou ainda que a métrica de crescimento da empresa hoje é composta pelo número de vidas salvas. 

“Essas mudanças farão as pessoas viverem mais e melhor, com uma vida mais produtiva. Agora temos ferramentas para impedir o desenvolvimento das doenças. Acredito muito neste caminho, é onde estamos investindo para realmente democratizar a saúde”, afirmou Perez.   

Educação 

O CEO da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), Gustavo Gennari, seguiu por um caminho parecido ao apontar como a tecnologia pode facilitar o acesso das pessoas à educação. A instituição, inclusive, oferece cursos on-line tanto de graduação quanto de MBA. 

“Não gosto do termo ensino à distância, mas sim de ensino digital. Nós criamos conteúdos que são extremamente customizados para serem entregues em aparelhos mobile, de forma que seja muito simples começar a ver algo no PC e continuar assistindo o conteúdo no celular a partir do mesmo ponto”, explicou Gustavo. 

Painel sobre como a tecnologia transforma a sociedade durante o Oracle OpenWorld Brasil 2018

Justiça 

Por fim, o Secretário Executivo da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Fábio Bechara, chamou a atenção para a importância crescente da tecnologia e da inovação também as instituições públicas. 

Entre outras coisas, o especialista destacou um projeto do Ministério Público que visa combater a corrupção com a ajuda da tecnologia. “Criamos uma matriz de risco, com base em inteligência preditiva, sobre irregularidades em contratações públicas”, contou. 

Bechara também citou uma iniciativa recente do MP-SP chamada Pitch 1.0, que é voltada para o desenvolvimento de soluções diversas. “Hoje temos uma competição em aberto, uma espécie de hackaton, por meio da qual queremos trazer as startups para desenvolver aplicativos que facilitam com o contato do cidadão com o MP, não só para fazer denúncias, mas também para nos ajudar a enxergar problemas”, contou.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.