X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • March 16, 2018

Porque vale a pena investir em e-commerce já!

Depois de passar por uma das piores crises econômicas de sua história, o Brasil vivencia hoje uma lenta recuperação, com a inflação sob controle (previsão de 4,03% para 2018 – abaixo do centro da meta), a menor taxa básica de juros da história (6,5%) e aumento na intenção de consumo das famílias (+15,5% quando comparado a junho de 2017). Em meio a diversas razões para esta melhora, podemos citar a injeção de R$ 44 bilhões na economia por meio dos saques das contas inativas do FGTS, bem como a reforma trabalhista, que flexibilizou o relacionamento entre empresas e funcionários.

Seguem como fontes de preocupação o atual cenário político conturbado, o adiamento da reforma da Previdência, os efeitos da greve dos caminhoneiros e o desemprego, que, apesar de ter caído de um pico de 14,1 milhões de trabalhores em março de 2017, ainda se encontra em um nível elevado, de 13,4 milhões de trabalhadores, no trimestre encerrado em abril de 2018.

A despeito dos desafios, há sim razão para otimismo. Uma vez que os principais problemas do país são internos, sua solução não depende de humores internacionais, gerando boas perspectivas de que eles sejam efetivamente resolvidos, ou pelo menos bem endereçados, nos próximos meses. 

Quando falamos de comércio eletrônico, este otimismo se justifica ainda mais. Como podemos ver no gráfico abaixo, o e-commerce sentiu muito menos a crise, e suas perspectivas para 2018 estão bem acima da economia em geral e mesmo do varejo como um todo:

Fontes: 1. IBGE/G1;  2. IBGE/RBA;  3. ABComm;  4. IBGE; 5. IBGE/Estado;  6. Exame/ABComm;  7. BC/G1;  8. CNC/G1.

A Ebit (Webshoppers 37) nos apresenta abaixo alguns dados adicionais que reforçam o bom desempenho do e-commerce em 2017 e ajudam a justificar as boas perspectivas para 2018:

Dado o contexto acima, fica claro que investir em e-commerce, particularmente se você já se encontra no varejo, pode ser uma excelente alternativa, que vai lhe permitir não só crescer no ritmo acelerado deste setor, mas lhe dar a possibilidade de alcançar mercados que, de outra forma, seriam inacessíveis.

E-commerce: por onde começar?

Então você decidiu que vale a pena investir no seu e-commerce. E agora?

Se você pretende lançar uma loja virtual, ou já possui uma e gostaria de levá-la a um novo patamar, minha primeira recomendação é não tentar fazer isto sem apoio. Profissionais especializados podem lhe ajudar a encontrar a solução mais adequada para seu negócio e a traçar um plano que lhe permitirá crescer aproveitando o bom momento do e-commerce, sem ter que se preocupar se a solução conseguirá crescer junto com você.

Em outro artigo descrevo também um caminho que pode ser parte de um planejamento de médio ou longo prazo, iniciando por comércio eletrônico e se estendendo por outros mecanismos de relacionamento com seus clientes, divulgação de sua marca e fidelização. Neste contexto, a Oracle se destaca como uma das poucas empresas com a abrangência de solução necessária para atender às novas necessidades que seu crescimento trará e a apoiá-lo com todos os aspectos da gestão da sua empresa. Entre em contato com a Oracle, conheça nossas soluções de e-commerce e converse com nossos especialistas.

Poucos setores demonstraram tanto vigor quanto o comércio eletrônico. Vale a pena refletir se não chegou a hora de sua empresa tirar bom proveito disto, seja ingressando agora neste mercado, seja investindo no aprimoramento do seu e-commerce atual. Em qualquer dos casos, conte com a Oracle.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.