X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • July 20, 2018

Oracle OpenWorld Brasil: a face da Nova Oracle

Em 20 e 21 de junho de 2018 ocorreu o Oracle OpenWorld Brasil, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em meio ao verde do ambiente ensolarado, entre as árvores, a arquitetura de Oscar Niemeyer nos prédios da Bienal e do Auditório do Ibirapuera, os estandes da Oracle e dos parceiros, os milhares de participantes, as apresentações dos clientes, as sessões dos executivos e o banho de tecnologia, era possível sentir algo diferente no ar: a Oracle mudou.

Trabalho na Oracle há 12 anos e, pessoalmente, creio que a mudança para a Nuvem transformou (e continua transformando) a cultura da Oracle de uma maneira extremamente positiva.

Antes, quando a empresa vendia apenas licenças perpétuas de software, acompanhadas de um contrato de suporte anual, era responsabilidade do cliente instalar e operar este software em seus próprios data centers. Isso acabava levando a um distanciamento maior, pois a Oracle não estava envolvida na operação do dia a dia. Além disso, a licença era um ativo do cliente e era arriscado operá-la sem suporte, o que garantia uma receita anual recorrente, mesmo sem tanto envolvimento com o negócio do cliente.

Leia mais: Saúde, educação e justiça: como a tecnologia pode transformar a sociedade

Já a Nuvem é muito diferente. Não há aquisição de licenças nem suporte anual. O cliente só paga pelo que usar, enquanto usar. Como é um serviço, quem opera a solução é a Oracle, que portanto está em contato constante com o cliente. Quem tem que garantir que o ambiente como um todo seja seguro, tenha bom desempenho, mantenha altíssima disponibilidade, tenha o backup em dia, esteja sempre atualizado com as últimas versões do software e seja fácil de ser reconfigurado pelo cliente, é a Oracle.

Esta proximidade muito maior alterou a dinâmica do relacionamento entre a Oracle e seus clientes. Equipes de Customer Success Managers foram criadas para garantir que os clientes tenham sucesso ao usar as soluções. A necessidade de renovar periodicamente os contratos ou ampliá-los também aproximou mais as equipes de vendas dos clientes, que vêm tendo um papel cada vez mais de gerentes de conta, preocupados em apoiar o cliente, e menos de vendedores.

A empresa passou também a ter mais iniciativas de Cidadania Corporativa, como, por exemplo, o apoio ao Instituto PROA, que ajuda jovens com poucas oportunidades a conquistarem o primeiro emprego, e que também marcou presença no Oracle OpenWorld. De maneira geral, a mensagem de que o propósito da Oracle é tornar o mundo um lugar melhor por meio da tecnologia tem sido repetida pela liderança da empresa aos funcionários, não como um endomarketing vazio, mas transmitindo sinceridade.

A satisfação e o sucesso do cliente são críticos para que a Oracle continue crescendo na Nuvem. Isso está claríssimo para todo mundo aqui. E é principalmente o entendimento de que todos têm que se engajar para que isto aconteça que vem causando a mudança na atitude das pessoas e na cultura da empresa. A Oracle hoje é uma empresa melhor do que era. Melhor para se trabalhar, melhor para se fazer negócio, melhor para ser parceira. Ela está mais leve e mais solta. Mais "legal", por assim dizer. E senti que isso transpareceu durante o Oracle Open World Brasil (voltando a ele), com a beleza e a leveza do Parque Ibirapuera apenas realçando isto ainda mais.

Dito isso, claro que a Oracle (como quase qualquer empresa) está longe de ser perfeita. A evolução da atitude e da cultura são contínuas, e sempre há muito o que melhorar. A maior certeza, entretanto, é que este caminho deve ser precorrido sempre muito próximo ao cliente.

Ao longo das próximas semanas devo publicar no LinkedIn  mais informações sobre o que aconteceu no Oracle OpenWorld Brasil 2018.

Nota do Autor: As opiniões aqui expressas são pessoais do autor e não necessariamente refletem o pensamento da Oracle.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.