X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • August 8, 2019

Oracle convida profissionais de TI e Negócios a serem protagonistas da transformação no Embrace the Transformation - Live the Cloud

Guest Author

Realizado em São Paulo, o evento Embrace the Transformation - Live the Cloud convidou profissionais de empresas dos mais variadores setores a abraçarem a transformação tecnológica e cultural trazida pela nuvem e a fazerem hoje a mudança por um futuro melhor.

Por Redação Oracle

O mundo sempre esteve em constante transformação. Mas a velocidade com que o jeito como a gente pensa, fala, interage, ama, trabalha, compra, vende e vive vem mudando nos últimos tempos é sem precedentes. No Embrace the Transformation – Live the Cloud, evento ocorrido no dia 7 de agosto, no Parque Estaiada, em São Paulo, a Oracle convidou profissionais da área de Tecnologia da Informação e Negócios a abraçar esta transformação e a ver na tecnologia uma ferramenta para fazer todas as mudanças necessárias, sejam elas na forma como fazemos negócios ou em como vivemos em sociedade.

Leia mais: Moderna e inteligente, segunda geração da nuvem Oracle chega ao Brasil

Conforme apontado por vários executivos da Oracle durante suas apresentações, uma das tecnologias mais importantes para fazer a mudança acontecer é a computação em nuvem. Poucas empresas têm isso tão claro quanto a Oracle, que  passou (e continua passando) pela transformação digital de sair de uma empresa on-premises para uma empresa de nuvem. Todo esse processo acarreta mudanças que vão muito além da tecnologia que suporta seus produtos. o modelo de negócio mudou de venda de licenças de uso de software com suporte anual para um modelo de subscrição de serviços, que só são pagos se e quando são usados e cujos contratos precisam ser renovados periodicamente. Por estes e outros motivos, a Oracle é uma das poucas empresas que não apenas habilita, mas vive a transformação digital do seu próprio negócio, e a consequente mudança na cultura empresarial.

Um dia repleto de troca de experiências e aprendizados

A agenda do evento alternou entre momentos onde o maior foco era a transformação em si, como empreendedores sociais contando como estão mudando o mundo, e também como nossos clientes estão se transformando para melhorar a vida não apenas dos seus clientes finais, mas também de seus funcionários, além de novidades tecnológicas da Oracle.

painel Oracle transformando a sociedade

Alguns dos pontos altos destas discussões foram os dois painéis com clientes e parceiros, com histórias reais e apaixonantes de pessoas que causam impacto no mundo ao seu redor: Cammila Yochabell, CEO e fundadora da Jobecam, falou do trabalho que faz à frente da startup que oferece um processo de recrutamento de funcionários às cegas e dá oportunidade de emprego a pessoas que, de outra forma, não seriam selecionadas para as melhores vagas, promovendo a diversidade nas empresas; Juliana Glasser, por sua vez, falou dos desafios da Carambola, uma empresa de treinamento em tecnologia que visa a capacitar pessoas que não têm condições de investir em cursos técnicos e que fogem do estereótipo do homem branco heterossexual de classe média; Thiago Carmargo falou do seu trabalho frente a ONG Movimento Brasil Digital, uma ONG que busca promover o diálogo entre os setores público e privado, para trazer tecnologia e inovação para o centro da estratégia do país; Kamila Brito apresentou ao público seu projeto, o Barco Hacker, uma iniciativa de empreendedorismo que viaja de barco pela Amazônia para levar tecnologia e informação a comunidades ribeirinhas.

Painel Oracle Projetos que Transformam

Ainda nos painéis da manhã, líderes de empresas renomadas compartilharam suas experiências de transformação com executivos da Oracle: Lucilene Pontual, da Movile, ressaltou que “quando acreditamos nas pessoas, elas têm coragem de ir em frente e colocar novos negócios em prática”, enquanto Alexandre Lopes, do Banco Original, reforçou a necessidade de “colocar o brilho nos olhos das pessoas”, sem no entanto descuidar “da parte da compensação”. Mas não parou por aí: Eduardo Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões, contou a história de como saiu da favela para ser notado pela Forbes e Harvard pelo seu esforço de melhorar a vida de inúmeros jovens e crianças da comunidade, “não importando de onde você veio, mas para onde você vai”.

Painel Oracle com Thiago Matos e Edu Lyra

Já na parte da tarde, executivos da matriz da Oracle na Califórnia (EUA) também discutiram as últimas inovações em nuvem, com destaque para tecnologias emergentes, como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e blockchain, as quais são aplicadas em soluções com o Oracle Autonomous Database Cloud, a base de dados capaz de se administrar e manter a segurança de forma autônoma, liberando os usuários das tarefas mais repetitivas e permitindo que eles usem seu tempo para inovar. Ou o Oracle ERP Cloud, que usa estas mesmas tecnologias para automatizar processos de gestão e controle de forma fácil e segura.

Um dos destaques foi também o anúncio da chegada da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) ao Brasil, também conhecida como a segunda geração de nuvem da Oracle. A segunda geração traz um grau de isolamento, segurança, confiabilidade e desempenho superiores, a um custo menor.

Steve Daheb, Steve Cox e Bryan Thompson da Oracle Corporation

Para encerrar o evento, o futurista e membro do corpo docente da Singularity University, Tiago Mattos, mostrou que “quem não pensa o futuro resolve o presente com ferramentas do passado”, e que, neste contexto, o setor de tecnologia está desaparecento como segmento de mercado, pois todas as empresas estão se tornando empresas de tecnologia. Parte da transformação é fazer com que as lideranças destas organizações se dêem conta disso e sejam capazes de conduzir seus negócios a se tornarem realmente digitais, não apenas empresas tradicionais digitalizadas.

A transformação continua

A Oracle segue abraçando sua transformação e reforçando seu comprometimento em apoiar seus clientes e parceiros na busca das tecnologias, práticas e valores que guiarão suas próprias transformações, rumo a um futuro repleto de oportunidades. Neste espírito, o evento Embrace the Transformation – Live the Cloud segue agora para outras cidades da América Latina, incluíndo Bogotá, Cidade do México e Buenos Aires, alinhado ao propósito da Oracle: transformar o mundo empoderando as pessoas através da inovação.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.