X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • August 3, 2018

O crowdsourcing como aliado do RH para encontrar profissionais

Guest Author

Cada vez mais comum, colaboração em massa permite que empresas tenham acesso à ampla mão de obra especializada.

Dependendo da área, encontrar e contratar profissionais com as qualificações desejadas nem sempre é um processo fácil para as empresas e os seus departamentos de Recursos Humanos (RH). O setor de cibersegurança, por exemplo, deve registrar uma escassez significativa de mão de obra nos próximos anos, segundo pesquisa da Palo Alto Networks Research Center. Mesmo com uma demanda já estimada em seis milhões de vagas para 2019, a área deverá ter aproximadamente 1,5 milhão de posições não preenchidas nesse mesmo ano.

Por isso, cada vez mais companhias e setores de RH recorrem ao chamado crowdsourcing para conseguir realizar contratações de profissionais altamente especializados e/ou para projetos especiais. Se antes era uma prática mais usada por startups, a colaboração em massa agora ganha espaço em empresas de todos os tamanhos, incluindo até as gigantes dos mais diferentes mercados.

De acordo com um levantamento publicado em 2016 pela Gartner, 25% das empresas presentes no ranking Fortune 500 já usaram o crowdsourcing de alguma forma. Os objetivos dessa adoção são variados e podem incluir buscar novas formas de inovação, analisar produtos antes do lançamento ou preencher lacunas de talentos ou de conhecimentos específicos, conforme a consultoria.

Economia

A prática pode trazer outros benefícios para as companhias, como destaca o diretor executivo da área de Serviços de Tecnologia da Accenture, Bhaskar Ghosh. “Dependendo da natureza da tarefa, o crowdsourcing pode oferecer uma grande escalabilidade uma vez que pode dividir uma tarefa grande em pequenos pedaços em que os indivíduos ou pequenos grupos podem trabalhar e não há limite para a formação desses pequenos grupos.”

O especialista também aponta um melhor custo benefício como outra possível vantagem trazida pelo crowdsourcing para as companhias, já que a prática “elimina custos fixos de ter operações e instalações próprias”.

Por fim, é importante destacar que, ao usar o crowdsourcing para um projeto específico, o departamento de RH da empresa pode alcançar de forma rápida e direta uma mão de obra qualificada extremamente ampla. Com essa abordagem, por exemplo, a companhia passa a ter acesso a profissionais que muito provavelmente seriam impossíveis de ter na sua força de trabalho padrão, seja por questões financeiras, de engajamento ou pelo fato de que alguns desses especialistas podem preferir não ter um trabalho fixo.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.