X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • June 15, 2018

Manufatura inteligente e a revolução industrial digital

Guest Author

Autor: Redação Oracle

Habilitada pela IoT, transformação pode trazer inúmeras vantagens para as fabricantes, como maior produtividade e melhor manutenção 

A adoção de soluções inteligentes baseadas em tecnologias emergentes pode ajudar de forma ampla as empresas em busca de vantagens competitivas no mercado de manufatura, ao impulsionar uma maior eficiência operacional e melhores práticas de manutenção. 

O potencial do uso de aplicações desse tipo é significativo, conforme um levantamento da Capgemini. Isso porque o documento da consultoria aponta que essas chamadas fábricas inteligentes podem contribuir com até US$500 bilhões em valor adicional nos próximos cinco anos. 

Cada vez mais presente nas nossas vidas por meio de wearables e dispositivos conectados diversos, a Internet das Coisas (IoT) é essencial para esse processo de transformação em direção à chamada “manufatura inteligente”. 

“A transformação da manufatura inteligente começa com a Internet das Coisas (IoT). Aparelhos habilitados para IoT enviam informações relacionadas a desempenho por meio de sensores em uma rede”, afirma o VP da área da manufatura da Oracle, John Barcus, em um artigo recente sobre o assunto

No texto, o executivo também destaca as principais vantagens que essas soluções podem trazer para a área, como maior qualidade, consistência e produção, redução significativa de custos e diminuição dos desafios da força de trabalho.  

A lista de benefícios traz ainda a automação da coleta de dados, que possibilita tomar melhores decisões, e a chamada manutenção preditiva, que permite prever e resolver problemas antes que eles causem inatividade ou queda de qualidade dos produtos.  

Desafios e melhores práticas 

No texto, Barcus também lembra que um projeto de manufatura inteligente pode apresentar alguns desafios para as organizações, como a integração de diferentes de tecnologias. Neste sentido, aponta, a cloud pode ser uma aliada. “As aplicações de cloud ajudam os fabricantes a reduzir custos relacionados a esses desafios e a diminuir as linhas do tempo dos projetos.” 

Além disso, o especialista destaca que a implementação de soluções desse tipo por conta própria pode ser custosa tanto em tempo como em valores financeiros. Por conta disso, contar com a ajuda de empresas especializadas pode ser de grande ajuda neste processo. 

Agendado para 20 e 21 de junho em São Paulo, o Oracle OpenWorld Brasil 2018 discutirá temas como a transformação dos negócios e o futuro da automação. As inscrições para o evento são gratuitas e já podem ser feitas por esse link

A Oracle fornece diferentes soluções baseadas em Internet das Coisas, como a IoT Production Monitoring Cloud, que permite que as organizações monitorem as operações das suas fábricas por meio de sistemas conectados.  

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.