X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • May 28, 2018

Inteligência Artificial e Machine Learning ganham espaço no marketing digital

Guest Author

Soluções inovadoras permitem que empresas entreguem experiência mais personalizada aos potenciais clientes

Autor: Redação Oracle

Independentemente do setor de atuação, hoje é essencial que as empresas busquem entender da forma mais precisa possível o que os seus clientes querem. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma parceira e tanto das organizações na hora de desenvolver e aplicar uma ou mais estratégias de marketing.

Por meio de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina), por exemplo, as companhias podem entregar uma experiência realmente personalizada e eficiente que atenda às expectativas dos clientes - potenciais ou existentes – em todos os estágios.

Isso é especialmente importante já que uma das maiores frustrações enfrentadas pelos consumidores é ser alvo de anúncios irrelevantes no pós-venda. A opção foi mencionada por 39% dos entrevistados em uma pesquisa recente da Oracle, que conversou com mais de 7 mil pessoas na Europa e África.

Soluções inteligentes

O uso de aplicações com IA e ML para automatizar tarefas e processos pode agilizar a operação e trazer resultados melhores no sentido de ampliar o alcance das campanhas. Essas aplicações também podem ajudar a empresa a personalizar o contato com consumidores, além de permitir que os profissionais da área atuem de forma mais estratégica.

Uma pesquisa publicada em 2017 pelo site eMarketer aponta que um dos principais benefícios trazidos pela implementação da Inteligência Artificial é tornar a organização mais criativa. Este benefício foi citado por 74% dos executivos sêniores entrevistados para o levantamento em questão.

O CEO da empresa Motiva AI, David Gutelius, destaca alguns pontos que as empresas precisam levar em conta na hora de adotar soluções de IA em marketing. Em primeiro lugar, diz ele, é importante começar de forma simples. “Comece com casos de uso que você possa medir facilmente”, aconselha.

O executivo também recomenda combinar a tarefa certa com a ferramenta certa. “Quando estiver selecionando aplicações de Machine Learning para incluir na sua estratégia de tecnologia de marketing, crie uma lista de áreas em que as máquinas poderiam fazer a diferença”, explica Gutelius, que lista sugestões como personalização, melhoria de conteúdo, limpeza de dados, analytics avançados, otimização de tempo de envio e definição e segmentação de público.

Outra dica do especialista é ver em quais áreas o uso dessas soluções de IA podem ter o maior impacto, lembrando que muitas das áreas citadas no parágrafo acima costumam tomar bastante tempo das equipes. “Pergunte a si mesmo: onde poderíamos ter o maior impacto em termos de resposta do consumidor ou de economia?”

A plataforma Oracle CX Cloud Suite usa Inteligência Artificial para aumentar as conversões e melhorar os resultados de campanhas ao identificar de forma automática a melhor combinação em termos de desempenho de tempo de envio, canal e comunicação para cada consumidor.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.