X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • May 2, 2019

Está tentando entender o que é blockchain? Veja uma explicação simples

Guest Author
This is a syndicated post, view the original post here

Ghassan Sarsak, diretor de tecnologia e inovação da ICS Financial Systems Limited, explicou no Oracle OpenWorld2018 que o blockchain pode ser comparado a uma família.

Por Mary Hall *

Nos últimos dois anos, tecnólogos e contadores de história se esforçam para explicar blockchain de uma forma simples, para que todos entendam.  Essencialmente, blockchain é um registro digital de transações.  Assim como os contadores usavam livros-razão de papel para registrar as transações e reconciliar contas no passado, agora as organizações podem usar a tecnologia de blockchain para criar e administrar um registro digital, efetuar transações e colaborar com seus parceiros de forma segura.  Apesar de ser simples assim, acho que com toda a atenção dada ao blockchain, as pessoas ainda não conseguiram entender o que ele é e quais são seus benefícios básicos.

Leia mais: Cinco maneiras em que o blockchain está revolucionando o ensino superior

Durante o Oracle OpenWorld 2018, Ghassan Sarsak, diretor de tecnologia e inovação da ICS Financial Systems Limited, subiu ao palco para falar sobre blockchain no setor bancário. Sarsak e a equipe da ICS Financial Systems (ICSFS) realizaram recentemente uma verificação de conceito de blockchain no Arab Jordan Investment Bank. 

Antes de começar sua apresentação, Sarsak deu uma das melhores explicações que já ouvi sobre blockchain e seus benefícios. Ele pediu que os participantes pensassem no blockchain "como uma família".  Veja o que ele disse para explicar o blockchain e facilitar seu entendimento. 

Explicando o blockchain

"Gostaria de começar com algo distante da tecnologia, mas que no fim está relacionado. Esta imagem... Não há nada de excepcional nela. Vocês têm ideia do que é? Alguém consegue adivinhar o que é isso? Uma cadeia?” 

“Do meu ponto de vista, vejo uma cadeia familiar. Com isso quero dizer que os membros da família confiam uns nos outros e se protegem. Eles têm o mesmo sangue. Só é permitida a entrada de outras pessoas com o consentimento forma de todos os membros da família. Os membros da família mantêm informações particulares só entre eles. Isso é a privacidade de dados. O que acontece em uma família permanece na família. Eles se mantêm atualizados sobre todas as informações”, Sarsak explica.

E continua: “Assim como acontece com a privacidade de dados, uns protegem as informações dos outros, para que possam se proteger e tornar suas casas seguras. Esta é a cadeia familiar. E este é o blockchain. Para mim, blockchain significa segurança, eficiência e privacidade de dados. Ele precisa melhorar nossas vidas. Precisa aprimorar os processos que usamos no setor bancário e em outros setores", citou Ghassan Sarsak, diretor de tecnologia e inovação da ICS Financial Systems Limited.

Assista ao vídeo completo (em inglês) e saiba mais sobre como a ICS Financial Systems Limited (ICSFS), o Arab Jordan Investment Bank e o Oracle Blockchain Cloud Service trabalharam juntos para acelerar as transferências internacionais. 

A verificação de conceito de blockchain com o Arab Jordan Investment Bank (AJIB) é uma das maiores realizações de blockchain na região do Oriente Médio e África. Esta verificação de conceito de blockchain utiliza o adaptador de blockchain da ICS BANKS integrado com o Oracle Blockchain Cloud Service no Arab Jordan Investment Bank, a fim de simplificar a transferência eletrônica de fundos, reduzindo custos, aumentando a eficiência e o nível de segurança.

* Mary Hall é diretora de Marketing de Produtos para Blockchain na Oracle.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.