X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • April 16, 2018

Em busca de uma supply chain mais inteligente com IA

Juana Pinkalsky
Innovation Marketing Manager Latin America

Apontada como uma das principais tendências do setor, a Inteligência Artificial pode melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

 

Um dos elementos mais importantes para atender às demandas dos clientes, o gerenciamento de supply chain envolve um número cada vez maior de dados, o que significa que pode se beneficiar do uso de tecnologias emergentes como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML/Aprendizado de Máquina).

 

Por conta do seu potencial para simplificar processos e agilizar operações, a Inteligência Artificial pode trazer benefícios diversos ao gerenciamento da cadeia de suprimentos nas empresas, incluindo custos menores, previsões mais precisas e entregas mais rápidas.

 

“A Inteligência Artificial possui um grande potencial para revolucionar os processos de supply chain”, afirma a Gartner em artigo sobre as principais tendências de supply chain para 2018, em que a Inteligência Artificial aparece ao lado do Blockchain e da Internet das Coisas. “A habilidade de aplicar a IA para melhorar, e até mesmo automatizar a tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócios e refazer a experiência do consumidor poderia tornar redundantes outras tendências tecnológicas emergentes.”

 

No entanto, a consultoria também chama a atenção para o fato de que as soluções de IA existentes ainda carecem de habilidades para tomar decisões. “Combinar capacidades padrão com habilidades prescritivas mais avançadas será algo crítico para difundir a adoção da supply chain, permitindo que os usuários dediquem suas habilidades para casos de uso de ordem superior como design estratégico de rede ou planejamento de capacidade.”

 

“Potencial humano”

Em outro texto recente, focado em previsões para as operações futuras do supply chain em 2018, a Gartner volta a destacar a importância da Inteligência Artificial para o setor e aponta como as empresas podem ser bem-sucedidas em suas iniciativas com IA na cadeia de suprimentos. Um dos destaques é a presença constante de profissionais especializados no processo.

 

“A promessa da IA de fazer mais com menos a transformou em uma iniciativa chave para os fabricantes. Apesar de algumas IA eliminarem tarefas humanas básicas, outros componentes são altamente cognitivos e exigem o suporte de funcionários com capacidades especializadas, como curadoria de conteúdo ou ingestão de dados.”

 

Por fim, a consultoria faz uma recomendação para as empresas na hora de adotar soluções de Inteligência Artificial no gerenciamento de supply chain. “Desenvolva um sistema de gerenciamento de conhecimento que maximize o potencial humano e redefina as habilidades de ciência de dados exigidas para as operações de manufatura.”

 

A Oracle oferece soluções de Inteligência Artificial na sua plataforma de gerenciamento de supply chain, a Oracle SCM Cloud, por meio dos chamados Adaptive Intelligent Apps.

 

 

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.