X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • August 29, 2018

Conheça as principais tendências em Internet das Coisas

Guest Author

Consultorias preveem maior integração das plataformas de IoT com tecnologias emergentes como Inteligência Artificial e Blockchain.

Redação Oracle

A Internet das Coisas, ou apenas IoT (de Internet of Things, em inglês) vem aparecendo com destaque no noticiário nos últimos anos, seja por meio de novas soluções corporativas ou via dispositivos conectados, cada vez mais comuns nas casas e nas vidas dos consumidores.

Para o futuro próximo, é previsto que a IoT passe a ser cada vez mais usada em conjunto com aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina), que podem trazer diversos benefícios para as empresas, além do uso de Blockchain como um impulsionador dessa tecnologia.

IA e ML

“A combinação poderosa entre IA e IoT está ajudando as empresas a evitarem indisponibilidade não planejada, ampliar a eficiência operacional, habilitar novos produtos e serviços e realçar o gerenciamento de riscos”, afirma a Deloitte em um relatório recente sobre o assunto.

Leia mais: Blockchain pode levar empresas para um futuro mais seguro e transparente​

No documento, intitulado “Intelligent IoT - Bringing the power of AI to the Internet of Things”, a consultoria também destaca a importância da IA em IoT por causa “da sua habilidade de extrair rapidamente insights dos dados”. “O Machine Learning, uma tecnologia de IA, traz a habilidade de identificar padrões e detectar anomalias nos dados gerados pelos sensores e aparelhos inteligentes – informações como temperatura, pressão, umidade, vibração e som.”

Blockchain e segurança

Uma das tecnologias emergentes mais comentadas da atualidade, o Blockchain pode ajudar a alavancar a Internet das Coisas ao ampliar de forma geral a segurança da plataforma, um ponto cada vez mais importante em meio ao avanço do segmento.

“A adoção de Blockchain no espaço de IoT pode mudar a maneira como os aparelhos IoT trocam dados em um ambiente confiável, mecanizando e codificando transações, enquanto protege as trocas de dados e garante a segurança de todos os dispositivos envolvidos”, aponta um white paper recente sobre o assunto da Tata Consulting Group.

No texto, intitulado “Blockchain for the Internet of Things”, a consultoria também destaca quatro maneiras como o setor de Internet das Coisas pode explorar o potencial Blockchain. A lista inclui os seguintes itens: construção de confiança, redução de custos, trocas de dados aceleradas e segurança dimensionada.

A plataforma de Internet das Coisas da Oracle permite que as empresas ampliem as suas cadeias de fornecimento e planejamento de recursos por meio coleta de dados de forma segura e padronizada. A Internet of Things Cloud Service oferece ainda ferramentas de análise preditiva e de Big Data para os fluxos de informações de IoT.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.