X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • April 17, 2018

Como o Blockchain pode impulsionar a sua supply chain

Juana Pinkalsky
Innovation Marketing Manager Latin America

Plataforma de registros pode trazer mais transparência, eficiência e segurança ao gerenciamento da cadeia de suprimentos

 

Uma das novas tecnologias mais comentadas nos últimos anos por seu amplo potencial, o Blockchain pode beneficiar diferentes segmentos do mercado ao ampliar a colaboração entre eles. A lista inclui desde o supply chain e a Internet das Coisas (IoT) até o setor de energia, passando pelas aplicações financeiras.

 

Não por acaso, os gastos mundiais com redes de Blockchain devem chegar aos US$2,1 bilhões em 2018, mais do que o dobro dos US$945 milhões registrados no ano passado, segundo pesquisa recente da IDC.

 

Por conta da sua capacidade de gerar registros únicos e imutáveis das transações sem a necessidade da participação de terceiros como intermediários, a plataforma de registros descentralizados permite o rastreamento de produtos em tempo real, por exemplo.

 

Com isso, é possível alcançar mais transparência, eficiência e segurança no gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM), um processo já considerado como essencial para o desenvolvimento e o crescimento das empresas no mercado.

 

Em um artigo intitulado “What Can You do With Blockchain? Here Are 4 Ideas to Consider”, o diretor sênior de desenvolvimento de ERP (Planejamento de Recursos Corporativos) da Oracle, David Haimes, destaca, entre outras coisas, a importância do Blockchain para o rastreamento da proveniência de produtos e materiais diversos.

 

“O Blockchain pode ajudar a garantir a qualidade e a segurança do produto a facilitar o rastreamento e a localização de produtos e materiais em uso. Por exemplo, vamos dizer que uma fabricante de automóveis cria uma rede de Blockchain focada em qualidade que inclui fornecedores de peças, fabricantes de submontagem, um provedor de controle de qualidade, e o órgão regulatório público. Recalls de peças defeituosas poderiam então avançar de forma muito mais rápida, e assim serem muito mais eficientes”, afirma o executivo no texto publicado em 2017.

 

A Deloitte também chama a atenção para o potencial trazido pelo Blockchain para o gerenciamento de supply chain. No artigo intitulado “Using Blockchain to drive supply chain innovation”, a consultoria aponta as principais melhorias que podem ser trazidas pela rede descentralizada de registros para soluções de SCM. A lista de benefícios inclui desde a ampliação da visibilidade de materiais por toda a supply chain até a autenticação contra produtos falsificados, passando pela diminuição de custos administrativos.

 

Além de contar com uma plataforma completa para o gerenciamento de supply chain, chamada de Oracle SCM Cloud, a Oracle também oferece soluções empresariais de Blockchain por meio do chamado Oracle Blockchain Cloud Service.

 

 

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.