X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • May 28, 2018

Como a IoT e as transformações tecnológicas afetam a sociedade

Juana Pinkalsky
Innovation Marketing Manager Latin America

Especialistas da Oracle no Brasil falam sobre o impacto de novas tecnologias como Internet das Coisas e Blockchain

As inovações e avanços tecnológicos nos últimos anos vêm provocando mudanças significativas não só no mercado de trabalho, impulsionando a chamada Revolução Industrial 4.0, mas também alterações na sociedade de forma geral. O impacto dessas transformações é tema de algumas apresentações do programa Oracle for Knowledge, que traz funcionários da empresa no Brasil compartilhando conhecimentos e histórias de vida.

O digital development consultant & innovation labs leader da Oracle, Pablo Freitas, destaca no episódio 4 que a Internet das Coisas (IoT) pode trazer benefícios para o nosso dia-a-dia. Para isso, cita exemplos de como esses dispositivos conectados e com sensores podem monitorar o funcionamento de aparelhos variados, incluindo desde eletrodomésticos até automóveis. A IoT, aponta Freitas, também já tem impacto sobre a saúde das pessoas, por meio de relógios e pulseiras inteligentes que medem batimentos cardíacos, números de passos e qualidade do sono, entre outras funções.

Já o episódio 2 traz o arquiteto de soluções de setor público na Oracle, Roberto Salomon, falando sobre o potencial do Blockchain, que ficou mais conhecido inicialmente por ser usado em criptomoedas como Bitcoin. Celebrada pela sua capacidade de gerar registros únicos e imutáveis das transações sem a necessidade da intermediários, a tecnologia pode mudar a forma de fazer negócios já que garante a confiança em todo o processo, destaca o especialista.

 

“A confiança sai da relação entre as pessoas e vai para o dado. Mesmo que eu não confie nas pessoas com que eu preciso me relacionar, mesmo que eu não confie que aquela pessoa vai entregar o bem, ou qualquer outro problema de confiança. No dado registrado eu posso confiar. Essa é a mudança de pensamento”, afirma Salomon, que encerra a apresentação com o seguinte questionamento: “Se você não precisar desconfiar, se você não precisar garantir a confiança, o que você consegue fazer?”

 

Para o VP de cloud, inovação e transformação digital da Oracle, Fernando Lemos, que apresentou o episódio 6, é importante destacar a necessidade de aplicar essas novas tecnologias em uma mudança positiva para a sociedade. “Então as tecnologias emergentes que vieram e vão continuar vindo para mudar esse mundo não servirão para muito se a gente não as usar para aplicar uma transformação positiva para as pessoas”, explica.

 

Lançado em abril, o Oracle For Knowledge funciona como um canal de comunicação da empresa com os universitários e profissionais do amanhã, com um novo vídeo a cada semana trazendo discussões sobre tecnologias emergentes, como as já citadas Internet das Coisas e Blockchain. O episódio 1 traz o CEO Rodrigo Galvão apresentando a iniciativa e falando sobre aquilo que define como o objetivo principal da Oracle hoje: ser um agente da transformação no mundo por meio das suas tecnologias e clientes.

 

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.