X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • June 3, 2019

Blockchain: duas maneiras de pensar sobre as oportunidades de negócios

Guest Author
This is a syndicated post, view the original post here

Mark Hurd, CEO da Oracle, explica que a maioria das dúvidas sobre blockchain se relaciona mais aos benefícios de negócio que ao funcionamento da tecnologia.

Por Mark Hurd *

A empolgação com o blockchain, o registro (livro-razão) digital distribuído para compartilhar informações de maneira segura entre várias organizações, é compreensível. Mas, como com qualquer tecnologia emergente, as perguntas que os CEOs esperam respostas têm menos a ver com o seu funcionamento e mais com de que forma a tecnologia ajudará a aumentar a receita, impulsionar a produtividade, simplificar custos e criar uma experiência de usuário melhor.

Quando converso com as pessoas sobre como elas poderiam usar o blockchain, eu o descrevo proporcionando duas oportunidades separadas.

Leia mais: Três razões porque blockchain é a melhor solução para uma cadeia de suprimentos

A primeira é usar recursos do blockchain que são integrados com os aplicativos de cadeia de suprimentos, de finanças, de RH e outros aplicativos de negócios, em vez de tratar o blockchain como um aplicativo autônomo. Por exemplo, um laboratório farmacêutico pode usar um blockchain para rastrear suas matérias-primas ao longo de todo o processo de aquisição, produção e entrega para que haja um registro claro de cada etapa e menor possibilidade de produtos falsificados entrarem na cadeia de suprimento.

Integrar a tecnologia de blockchain em um aplicativo de cadeia de suprimentos em nuvem fornece capacidades avançadas de rastreamento e monitoramento, sem a necessidade de contratar uma equipe especializada em blockchain para implementá-lo. Os recursos de cadeia de suprimento incorporados ao blockchain também podem permitir à empresa fazer mais do que simplesmente controlar mercadorias. Ela também pode monitorar a "cadeia de produtos refrigerados" para saber se uma remessa sensível ao calor alguma vez ultrapassou uma determinada temperatura.

Como os blockchains são baseados em nuvem, até mesmo empresas de pequeno e médio porte podem tirar proveito deles. Uma microcervejaria da Califórnia está usando blockchain para rastrear o lúpulo, o malte e a levedura que vão em sua cerveja, e está compartilhando essa informação com os clientes, para que eles saibam que a IPA que eles estão consumindo é fresca. No passado, uma pequena empresa não teria os recursos de TI para usufruir de uma tecnologia de ponta como essa.

Estamos vendo o mesmo acontecer com outras tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial. Nos próximos anos, a IA estará integrada a cada aplicativo de negócios, permitindo a empresas de todos os tamanhos aplicar seus benefícios de autoaprendizagem e preditivos aos processos em andamento.

Oportunidade sem igual

A segunda oportunidade é para as empresas criarem valor real com redes de blockchain exclusivas. Aqui está um exemplo no ensino superior.

Se você se formou recentemente na faculdade, provavelmente começou a se candidatar a empregos e seus empregadores potenciais vão querer saber se você se destacou mesmo em seus cursos e obteve o diploma que alega ter. Faculdades e universidades podem criar uma rede em que concordam em dispor informações de diplomas e certificados dos alunos em um blockchain confiável, com regras para quem pode acessá-lo e como os dados podem ser compartilhados. Estar incluído em uma rede coordenada como essa é valioso para todos os participantes: instituições, alunos e empregadores potenciais.

Essa rede também pode conectar-se com aplicativos de negócios de uma empresa. O aplicativo de recrutamento, por exemplo, precisará poder acessar aquelas informações de blockchain fornecidas por colegas, poupando muito tempo das duas partes na confirmação de informações e liberando a equipe de RH da empresa para se concentrar em encontrar o melhor talento.

Quando se trata de blockchain, procure por oportunidades de valor de negócios em duas dimensões: usar novos recursos baseados em blockchain integrados aos seus aplicativos de negócios e criar redes exclusivas com seus parceiros e clientes.

* Mark Hurd é CEO da Oracle.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.