X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • November 26, 2018

A importância da diversidade para os negócios

Guest Author

Contar com equipes mais diversas e inclusivas traz benefícios para as empresas de todos os tamanhos segundo Diretora de Diversidade e Inclusão da Oracle, Traci Wade.

​Redação Oracle

Cada vez mais discutida por conta da sua importância para a evolução da sociedade, a diversidade também vem ganhando espaço no mundo dos negócios. Além da questão ética e de igualdade, isso acontece também porque as empresas só têm a ganhar com equipes mais diversas.

De acordo com um levantamento recente da McKinsey, a diversidade pode ser realmente uma vantagem competitiva nas companhias. Entre outros fatores, aponta o estudo, as equipes executivas com maior diversidade étnica e de gênero apresentam probabilidades maiores de terem uma margem de lucro superior em comparação com equipes menos diversas – de 33% e 21%, respectivamente.

Leia mais: Qual o papel do homem na promoção da equidade de gênero?

A Diretora da área de Diversidade e Inclusão da Oracle, Traci Wade, chama a atenção para a importância de a empresa construir uma cultura que se pareça com a de seus clientes. “Então você pensa em diversidade e inclusão e em qual o valor disso. É que a Oracle precisa se parecer com as comunidades e as áreas em que vivemos e fazemos negócios. Nossos clientes são mulheres, nossos clientes são brasileiros negros, pessoas negras e hispânicas nos Estados Unidos”.

Para conseguir reter esses talentos e alcançar os benefícios citados acima, no entanto, não basta apenas contratar pessoas de diferentes etnias e gêneros. Conforme a executiva norte-americana, a diversidade precisa caminhar ao lado da inclusão. “Você não pode ter a diversidade sem a inclusão. Porque você quer que os talentos fiquem. Se as pessoas não se sentirem incluídas e adaptadas à Oracle quando chegam aqui elas vão embora. Se elas não sentirem que a empresa as abraça como elas são e compreende o valor que trazem, então elas deixarão a companhia”, explica Traci, que esteve no Brasil pela primeira vez recentemente.

Segundo Traci, que está na Oracle há mais de 13 anos, é essencial mostrar de forma clara para os executivos os benefícios trazidos pela diversidade na hora de adotar práticas de inclusão neste sentido. Para ter o apoio desses líderes, aponta, é necessário desenvolver planos de ação e estratégia, de modo que as iniciativas de diversidade e inclusão passem a ficar embutidas nos negócios.

Em sua primeira visita ao Brasil, a executiva se reuniu com clientes da Oracle para falar sobre as iniciativas da empresa na área e também fez uma apresentação para alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo/SP. “Apenas adoro falar e me conectar com os jovens. É outra parte da minha paixão. E eles são o futuro, certo?”.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.