X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • October 30, 2018

A gestão de mercadorias e o futuro do varejo

Guest Author

Por Glaucia Maurano, Diretor de Marketing de Retail

Adotar uma plataforma avançada de gerenciamento permite que as lojas otimizem seus inventários e melhorem a experiência de compra do cliente 

Em um segmento com níveis cada vez mais altos de exigência como o varejo, as lojas precisam buscar sempre por novas soluções e ferramentas que as ajudem a atender às altas expectativas dos consumidores. 

O cenário é desafiador, e por isso é essencial que o estabelecimento conte com uma plataforma de gestão de mercadorias que traga melhorias operacionais que não poderiam ser alcançadas com um sistema legado.

Apesar de ainda enfrentar um pouco de resistência por conta da sua complexidade, a adoção de uma solução moderna de gerenciamento de produtos é determinante para que as empresas avancem de verdade em direção ao futuro do varejo, independente do tipo e do tamanho da operação. 

Leia mais: Inovação no varejo: 5 dicas para transformar sua operação

Apenas uma plataforma desse tipo poderá trazer tantos benefícios para a loja, seja ela física ou virtual. A lista inclui desde alcançar uma operação mais ágil e eficiente, por meio de novas tecnologias e aplicações, até redução do inventário, crescimento das vendas e aumento da margem bruta.  

Adotar uma aplicação como a Oracle Retail Merchandising System também ajuda a solucionar um problema ainda comum entre muitos varejistas, que é a falta de uma posição atualizada sobre os próprios inventários, algo extremamente importante em um setor dinâmico como o varejo.  

Ao contar com uma visibilidade completa do seu estoque, a companhia consegue otimizar a transferência e a alocação de produtos entre lojas, depósitos e clientes de acordo com as suas necessidades e demandas. Desta forma, é possível fazer uma entrega mais rápida ou mesmo enviar um produto em falta para uma loja específica, por exemplo. 

Por conta disso, migrar para uma plataforma otimizada de gestão de mercadorias é fundamental para melhorar a Experiência do Consumidor (ou CX, de Customer Experience, em inglês), que cada vez espera mais por um atendimento personalizado, rápido e omnichannel (ou omnicanal). 

Com todas essas informações e ferramentas em mãos, a empresa pode então realizar um planejamento mais estratégico das suas ações e operações, de modo a programar e direcionar ofertas, promoções e outras iniciativas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes e, por consequência, os seus resultados.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.