X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • April 18, 2018

5 processos expandidos da logística de classe mundial já disponíveis em nuvem

O principal desafio da logística moderna continua sendo o aumento sustentável da rentabilidade pela redução do custo e sem perder qualidade. A velocidade com que as novas tecnologias têm descontinuado modelos de negócio ainda assusta, mas os que adotaram a plataforma da nuvem, descobriram como ganhar agilidade sem perder a fluidez e integridade da cadeia.

O entendimento clássico da cadeia operacional resume os recursos em seis grandes processos, a saber:

1.    Inovação (ciclo de vida dos produtos e processos)

2.    Pedidos (aglutinação dos pedidos de venda, de fontes diversas)

3.    Planejamento (orquestração da demanda, suprimento e capacidade)

4.    Suprimento (aquisição de produtos e serviços)

5.    Manufatura (fabricação, manutenção e qualidade)

6.    Logística (transporte local e global, armazenamento automatizado)

Quanto mais coeso, integrado e harmônico forem os elementos desta cadeia, mais eficiente e seguro será a operação, porém, com a explosão de novas tecnologias disruptivas em paralelo, tornou-se economicamente inviável manter inovação como diferencial competitivo.

Por exemplo, supondo que a função de manutenção seja crítica em certa empresa, como são nas mineradoras e, uma nova tecnologia desponte como redutora inteligente dos gastos com manutenção, como é o IoT e a Realidade Aumentada. Uma vez validada a ideia, bastaria remover a “engrenagem” de manutenção da cadeia, incorporar a nova tecnologia e recolocar no lugar, sem perder a conexão e nível de serviço. Trivial? Sabemos que não.

Só há uma maneira racionalmente conhecida, que é a adoção da tecnologia em nuvem para assentar as engrenagens do grande motor operacional. Sendo administrado pelo provedor de tecnologia, será de interesse do mesmo avaliar e incorporar novas tecnologias que venham a ser mais leves, racionais e inovadores.

Se a integração é fundamental para a cadeia logísticas, por que não seria para as demais funções do entorno da cadeia? O que se perderia com a falta de um desses componentes para o funcionamento do grande organismo empresarial? É o que chamei de Logística Expandida, que integra as funções de front-end e backoffice.

Abaixo, expus os cinco grandes blocos para traçar o raio-X de uma logística de última geração, o último processo dos seis mencionados acima (em negrito). Em suma, o primeiro bloco menciona tudo o que antecede a logística, no segundo, terceiro e quarto, os principais componentes da logística em si e, finalizando, as funções que sucedem a logística eficiente.

     

Conclusão:

1.    Há muita modernidade embarcada em uma solução tecnologia para logística;

2.    Os demais componentes da cadeia operacional são determinantes para a bem-sucedida execução da logística, em especial a orquestração dada pelo planejamento;

3.    O universo que circunda a cadeia operacional é essencial e, sua ausência, leva à perda irreversível de agilidade;

4.    Não esquecer que temos ainda o desafio de expandir também a mesma excelência para o ecossistema formado pelos parceiros de negócio da empresa;

5.    É economicamente inviável manter atualizada uma malha tecnológica complexa como essa, sem uma parceria especializada com experiência comprovada em computação em nuvem.

Dúvidas, críticas, sugestões ou elogios? Deixe seu comentário.

Aviso: Eu trabalho na Oracle, mas não falo em nome da Oracle.

Contribuição significativa de Gilberto Bellegarde gilberto.bellegarde@storeautomacao.com.br da Store Automation www.storeautomacao.com.br, Parceiro Oracle.

 

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.