X

Tecnologias emergentes e seu impacto em indústrias, mercados e na sociedade como um todo.

  • February 5, 2019

Quatro principais benefícios dos departamentos Financeiro e de RH na nuvem

Guest Author

Uma nuvem unificada para ambos os departamentos pode trazer vantagens como estrutura simplificada, facilidade de acesso e menor margem para erros.

Por Indy Bains*

O Departamento Financeiro pode ser o guardião do resultado financeiro, mas ele sabe que os negócios são mais do que apenas receita. Trata-se de pessoas — e em particular, de garantir que a organização tenha os funcionários certos atuando, com as habilidades necessárias para ajudar a empresa a alcançar suas metas. Em muitas organizações, os departamentos Financeiro e de RH são intimamente interligados.

Portanto, não é surpreendente que uma pesquisa do MIT de 2017 (Relatório Personalizado da MIT Technology Review) relatou que 35% das empresas planejavam criar uma função compartilhada de Departamento Financeiro e de RH durante o ano seguinte.

Leia mais: A importância da diversidade para os negócios

O Departamento Financeiro e o de RH também compartilham necessidades de tecnologia, que incluem:

  • Uma visão holística das funções, responsabilidades e metas de desempenho de cada funcionário;
  • A capacidade de manter-se atualizado e responsivo a mudanças nas melhores práticas;
  • Processos simplificados e níveis mais altos de automação.

Com tudo isso em comum, faz muito sentido que os departamentos Financeiro e de RH devam trabalhar em uma única solução de nuvem.

A calculadora de benefícios para departamentos financeiro e de RH da Oracle foi desenvolvida especialmente para ajudar os líderes desses departamentos a determinar os benefícios potenciais de uma plataforma unificada em quatro áreas-chave.

1. Maior produtividade

Uma plataforma compartilhada de Departamento Financeiro e de RH, com capacidade para níveis mais altos de automação, permite aos funcionários daqueles departamentos reduzir o tempo gasto em trabalho repetitivo e de valor baixo – como entrada de dados e processamento de transações – e se concentrar em áreas que geram crescimento da empresa. Resultado: a empresa tem a oportunidade de construir novas habilidades, descobrir novas maneiras para recrutar e reter os melhores talentos, analisar o desempenho individual, identificar prioridades estratégicas e aconselhar a organização sobre o que fazer a seguir.

2. Gerenciamento de dados eficiente

A partir de nossa experiência em trabalhar com funções financeiras e de RH, identificamos vários pontos de contato (leia aqui o post, em inglês) em que as duas se encontram. Se você tomar o exemplo simples de recrutar um novo funcionário, tanto o Departamento de RH quanto o Financeiro precisam dispor de informações sobre a linha de negócios do novo contratado, a quem responde, seu cargo, o centro de custo e o salário. Uma nuvem unificada com um modelo de dados comum facilita e agiliza cada um desses passos, sem a necessidade de duplicação de trabalho, menos margem para erro humano e compartilhamento mais fácil de dados entre os departamentos.

O Oracle Cloud estende de maneira ímpar o valor do modelo de dados além dos departamentos Financeiro e de RH para processos de compras, de gestão de projetos, cadeia de fornecedores e vendas. Isso é um divisor de águas para as organizações, que anteriormente precisavam se contentar com modelos de dados fragmentados de várias soluções na nuvem ou no local.

3. Infraestrutura simplificada

Embora a maioria dos entrevistados da linha de negócios de finanças e RH da pesquisa do MIT preveja benefícios reais em mudar para a nuvem, 41% deles citaram desafios de integração como a principal barreira para a migração. Os problemas potenciais podem, por exemplo, estar na integração de novas tecnologias com sistemas herdados e também é preciso considerar a coordenação de vários fornecedores.

A simplificação começa com um único provedor de nuvem, em vez de vários entre as funções de negócios. E quando se trata de sistemas herdados, muitos deles requerem habilidades de especialista – e possivelmente até mesmo vários funcionários de TI – para executá-los. Em comparação, o acesso por autoatendimento, rápido, amigável ao usuário e altamente automatizado que a nuvem possibilita gera eficiência e aumenta o engajamento dos funcionários.  

4. Decisões e planejamento estratégico melhorados

Com acesso em tempo real a dados em 360 graus, atuais, altamente compartilháveis e livres de erros, os executivos dos Departamentos Financeiro e de RH ficam melhor informados e podem ter a confiança total de que os relatórios serão rápidos e confiáveis. A tomada de decisões é, portanto, aprimorada, as previsões passam a ser mais precisas e o planejamento estratégico melhor alinhado com os fatores comerciais apropriados.

Um outro benefício de uma nuvem unificada de departamentos Financeiro e de RH é seu acesso permanente às últimas inovações de tecnologia por meio de atualizações fáceis. Isso significa que as equipes financeira e de RH podem acompanhar as mudanças sem esforço. 90% dos entrevistados na pesquisa do MIT disseram que suas iniciativas de nuvem lhes deram maior agilidade quando se depararam com oportunidades e desafios do mercado.

Assim, como você pode calcular os benefícios de mudar para uma plataforma de nuvem de finanças e RH unificada para a sua organização?

Simplesmente adicione alguns detalhes da empresa em nossa calculadora de benefícios para departamentos financeiro e de RH unificados e você poderá calcular o impacto potencial em seus negócios em todas as áreas detalhadas acima. Você pode fornecer tantos detalhes quantos quiser, mas quanto mais oferecer, mais preciso será o seu relatório resultante. Seu relatório personalizado será acompanhado de links para leitura, vídeos e infográficos úteis para ajudá-lo a apresentar fundamentos convincentes.

* Indy Bains é Diretor Sênior do Oracle Cloud Business Group.

Be the first to comment

Comments ( 0 )
Please enter your name.Please provide a valid email address.Please enter a comment.CAPTCHA challenge response provided was incorrect. Please try again.